sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Trocando Ideia! | GAMA DISCRIMINADO, ABANDONADO E EXCLUÍDO PELO GDF, PEDE SOCORRO!


Da Redação do DF em FOCO, por Paulo Tavares,
O GDF, insiste em ignorar o povo do Gama-DF, a cidade vem atravessando momentos terríveis em todas as áreas gestacionais, que vão desde aos direitos básicos garantidos pela Constituição Brasileira tais como a saúde publica, educação, segurança, até questores de saneamento e infraestrutura, mas os problemas não param por ai e vão muito alem da completa falta de respeito com o cidadão gamense ele na verdade estende-se a uma questão mundial.

No dia 22 de dezembro de 2015, o Governador Rodrigo Rollembergue e sua equipe de escudeiros, inaugurava sob protestos dos moradores indignados pelo projeto, mal elaborado, mal executado, sem o devido estudo de impacto ambiental, o Terminal Sul do Gama (Expresso DF Sul) que trouxe a comunidade principalmente daquela região, muito mais trastorno do que benefícios, uma vez que o aumento do trafego dos coletivos por dentro das quadras não preparadas para receber esse tipo de transito, expôs a comunidade ao risco de acidente, já que o trafego foi desviado para uma área, que divide a população entre suas residencias e um local de lazer utilizado pelos moradores como ponto de lazer, leituras, meditação relaxamento, tornando o acesso a essa área de grande risco. Em seu discurso Rollemberg prometeu a população do Gama que o Parque Recreativo do Gama ( Prainha) era prioridade em seu governo, assim como outras questões primordiais e vitais a cidade.

No entanto passado o calor do momento, como sempre o Sr. Governador esqueceu do compromisso assumido assim que deixou a cidade, pois nada foi feito na cidade, que continua com os velhos problemas somando-se aos novos que aparecem todos os dias.

A Verticalização de nossa cidade tem mudado a paisagem, que agora ganha prédios residenciais espalhados em toda a sua geografia, mais e mais famílias tem chegado a cidade, os locais onde haviam casas e áreas verdes, tem dado lugar a grandes arranha céus, com milhares de apartamentos e uma multidão de novas pessoas andando pela cidade, com seus carros, bicicletas e de pé…

Apesar de não concordar, e querer manter a cidade com suas características originais, devemos aceitar que não se pode parar o progresso e que esse é o curso natural das coisas. O que não da pra entender ou aceitar é que nada está sendo feito pra estruturar a cidade para essa nova realidade, com o aumento da população,crescem também a necessidade de investir em infraestrutura, um exemplo e quanto a quantidade de novos veículos na cidade que quase triplicou na ultima década, entretanto nada foi feito para a melhoria das vias internas da cidade, que em sua grande maioria esta completamente deteriorada e tem sido motivo constante de acidentes e prejuízo aos seus usuários. O aumento populacional também refletiu no já precário sistema de saúde publica do Gama, que como todos sabem, etá eternado na UTI da burocracia e da falta de respeito com a vida, alagamentos constante, estouro de bueiros, falta de material, espaço, medicamentos, limpeza, estrutura, pessoal, médicos e … Tem causado desespero e indignação por parte daqueles que procuram o sistema, na tentativa de alivio para sua enfermidade. Mas o Problema de saneamento não é um privilegio do HRG, ele se estende a toda a cidade, com total e completo comprometimento do sistema de captação e escoamento de águas pluviais a cidade e a população tem sofrido constantes alagamentos nas avenidas, ruas e o pior nas casas. Famílias principalmente as da parte sul da cidade, que é onde toda a água que o sistema não consegue capitar, encontra o seu escoamento natural, famílias estão perdendo tudo, desde moveis até estruturas físicas como paredes, portões e o próprio asfalto. Famílias que pela falta de gestão, compromisso e respeito vivem momentos de completo desespero, ao ver tudo porque trabalharam durante suas vidas serem perdidos e levados embora pela enxurrada de falta de vergonha dos governantes e seus gestores administrativo que simplesmente fecham os olhos ao sofrimento do povo.

E como se já não bastasse todo esse problema existe ainda a questão cultural e ambiental, onde crimes conta a humanidade e ao meio ambiente vem sendo praticados “na cara dura” crimes esses ja denunciados, veiculados na midia, provados e reprovados, no intanto nada, absolutamente nada foi feito para parar as atrocidades que vem sido cometidas pela omissão do GDF.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) obteve mais uma decisão favorável, em ACP (ação civil pública), que visa melhorias em Águas Claras (DF). Na última segunda-feira (25), a Vara do Meio Ambiente acolheu o pedido de tutela de urgência contido na ACP, ajuizada pela Prodema (Promotoria de Justiça de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural), para impor ao Distrito Federal e à Terracap (Companhia Imobiliária de Brasília) a obrigação de criar e implantar o Parque Central e o Parque Sul da cidade, além de proibir o parcelamento urbano na área sugerida para o Parque Linear.

A pergunta é: Em que a região administrativa de Águas Claras é mais importante do que a do Gama?

A resposta é bem simples, é la que estão os ricos, grande parte dos servidores do GDF, grande maioria dos que fazem com que os projetos que beneficiam a grande maioria, entretanto mais humilde do Distrito Federal, tramitem nas gavetas da burocracia que escraviza, maltrata e separa as classes de pessoas de uma sociedade.

Depoimento de um morador do Gama
“Situação de abandono do Parque Urbano e Vivencial do Gama. Descaso do IBRAM, SEMA. Moradores em situação de rua, usuários de drogas e álcool, assaltos. Impraticável para qualquer atividade de recreação e esporte. Esse governo centralizador que só tem olhos para os parques da região central do DF, Lago Sul/Norte, Sudoeste, Asa Norte, Jardim Botânico, Ermida Dom Bosco. Discrimina de forma visível a cidade do Gama. Temos noticias de que quanto pior melhor para os especuladores imobiliários desafetar a área de 580 m do parque para uma eventual venda do terreno, alegando falta de recursos. Deste do inicio desse governo “BURGUES” composta por uma equipe tecnocrata, vem excluindo os parques do Gama de infraestrutura e falta de empenho para definir as poligonais, ficando assim vulneráveis a todo tipo de invasões. Recursos da compensação ambiental são repassados somente para parques e projetos voltados para melhorias de parques já consolidados”. Marcos Moreno
A luta pela revitalização do Parque Recreativo do Gama, é uma reivindicação antiga, que vem se arrastando a anos, nas promessas vazias dos governantes, entra um e sai outro e nada acontece “Mudam se as moscas mas a merda continua a mesma”. Recentemente denunciamos o crime que vem sendo cometido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Ambiental) CAESB que a anos vem envenenando o rio alagado que é o rio que ladeia toda a cidade do Gama, através do despejo de dejetos da Estação de Tratamento de Esgotos de Santa Maria, entretanto nenhuma providencia foi tomada e o crime continua acontecendo, as águas do Córrego Criaspin (como era conhecido antigamente) que serviram como local onde as famílias da época da formação da cidade, para a lavagem de roupas e para o lazer da criançada, esta envenenada, e matando toda a vida aquática e a natureza ciliar do Parque Prainha, um alerta que pode trazer consequências desastrosas, não só ao perque mas a toda humanidade, dada a importância de preservação dos mananciais e reservas naturais essenciais a própria existência da raça humana.

Resta-nos apenas um grito de socorro… E a fé de que em algum momento, alguém se levantará em defesa o nosso tão amado mas desprezado Gama.

Fonte: DFemfoco.

Divas Skateras | Kemelli Naiara – Pista do Verdinho


Kemelli Naiara de Franca-SP foi passar as férias de final do ano em Cuiabá/MT. Filmamos algumas manobras dela na Pista do Verdinho. Check & Play:


Fonte: Divaskateras.

SELETIVADF - CAMPEONATO BRASILEIRO DE SKATE AMADOR (05/03)







Seletiva DF - campeonato brasileiro de skate amador que vai rolar na Candanga/DF no dia 05 de março! Inscrições abertas com vagas limitadas. 

Faça a sua inscrição na Punk Skate Shop
O movimento Skateboard não pode parar! 

Coletivo Cópia apresenta galeria “No Bueiro” em Brasília

LEONARDO ARRUDA/ESP. METRÓPOLES

Colagens dadaístas, lambe-lambes, grafite e expressionismo abstrato americano servem de referência para as 20 obras expostas.

Por Samara Rodrigues*,
Com a intenção de pegar elementos do dia a dia e dar um novo significado para a junção deles, as obras de arte do Coletivo Cópia ocupam a Galeria Ponto até o dia 28/2. Intitulada de “No Bueiro”, a mostra pretende compor um novo significado para o cotidiano. Além de transformar o banal em arte, a primeira exposição como coletivo de Diego Xavier e Gabriel Erckmam dá luz ao underground dos muros e dos centros urbanos.

Encontrando um meio termo entre intervenção artística em espaços públicos e a forma tradicional de expor a arte, a Ponto recebe mais de 20 obras do Coletivo. “A ideia principal foi introduzir o ambiente urbano para dentro do espaço expositivo, entrelaçar o ambiente público ao privado, demonstrando as diversas contradições contemporâneas do fazer/expor artístico além de questionar a definição do que é considerado arte” explica Diego Xavier. As obras apresentam referências de colagens dadaístas, lambe-lambes, grafite e expressionismo abstrato americano.

Confira um pouco da mostra do Coletivo Cópia sobre as lentes do nosso mano @gabrielzago. Check & Play:


Clique aqui! para acompanhar mais fotos...


Amizade das ruas
O coletivo surgiu da paixão por arte e skate nas ruas de Brasília, entre os amigos Diego Xavier e Gabriel Erckmam. Com técnicas parecidas e concepções estéticas complementares, os dois fazem intervenções artísticas em espaços públicos com cartazes e lambe-lambes. Por usarem esse tipo de material a arte da dupla torna se passageira.

“Nossa arte torna-se efêmera, o que contribui para a nossa pesquisa, caracterizando dessa forma, nosso trabalho como algo vivo, exposto ao desgaste, à transformação e mesmo à destruição”, observa Gabriel Erckmam. Para o artista, a street art em Brasília está presente nas passagens subterrâneas, viadutos, paredes de prédios, paradas de ônibus. “A maioria dos artistas é de anônimos, por tal prática ser ilegal e vinculada ao vandalismo”, completa Erckmam.

"O artista marginal impõe sua arte como identidade através dos muros da cidade, dessa forma o movimento fixado pelo artista de rua demonstra que existe alguém tem muito a dizer. Ali começa a grande democratização que esse tipo de intervenção artística carrega. A rua é a nossa galeria"
Xavier, Diego.

Galeria em ponto próprio
Com novo endereço, a Galeria Ponto se instalou numa garagem da comercial 710/711 Norte para ampliar seu espaço. Começando numa casa coworking, já passou pelo Mercado Cobogó e recentemente ocupa um lugar próprio oferecendo três serviços distintos — espaço expositivo, ateliê de fine art e espaço maker.

A galeria trabalha com exposições de fotografia e arte contemporânea. Os artistas que tiverem interesse em expor o trabalho no local devem mandar um briefing e o portfólio para o e-mail da Ponto (atendimento@galeriaponto.com.br). É possível encontrar as obras à venda no shop online.


_______________________________________________________

Fonte: Metropoles

Gnarlyfoot apresenta Pro Model J. Bill


Vídeo de lançamento do pro model de meia do J. Bill pela Gnarlyfoot. Sente e aprecie. Check & Play:


Fonte: HELLACLIPS.