domingo, 15 de dezembro de 2013

Marcou o Rolê!

Marcou o Rolê! na área registrando os principais acontecimentos da semana do skate de Brasília e Entorno, do Brasas e da Gringa.


Não podiamos começar sem mencionar a photografia mais marcante da semana, a imagem a cima diz muito, primeiro por ter sido tirada na cidade do Gama, e quem conhece sabe "quem ama mora no Gama" (risos), segundo por representa um coração e em seu centro um skateboard, aliado a tudo isso um lindo fim de tarde. Uma verdadeira obra-prima realizada pelo photografo local Clairton Passos. E melhor de tudo vocês ainda não sabe, mais é a história de como deu "muito" trabalho tira essa photo, porém deixamos a história para o próprio Clairton contar nos comentários, ou caso trombem com ele nos rolês perguntem, pois é incrivel e vale a pena descobrir. Com certeza essa obra-prima marcou nosso rolê! salve...

Agora começamos o rolê pela Capital Federal e Entorno com o primeiro destaque para o evento que está rolando agora o CONFRAPUNK 2013, no skatepark do Gama/DF. Grande destaque também para o vídeo de Inauguracão da pista da Candangolândia/DF, com realização da Freestyle skateshop. Rolou também a Premiere do IR - o vídeo em Brasília. Destaque para a promoção Nature Camisetas | Promocao 1Round, e corram que já esta acabando. E finalizamos com o vídeo de grande skatista da cidade, Dennes Ferreira em Remix DI 2013, Check:


Num giro rápido pelo Brasas, passamos pelas principais notícias que circularam nessa semana, com destaque para o vídeo oficial do Devassa Sessions 2013| Ambiente 10 anos, em comemoração aniversário da skateshop goiana. Destaque também para o Trilha da Sessao | Antihorario volume 01, que nós apresentou bons sons para os rolês diários. A nova edição da magazine de skate VISTA 051 na area. A Capital Skateboard nos apresentando o seu mais novo integrante,o skatista Jean Duarte, em um vídeo muito sagaz. Destaque para a secção que rendeu várias Trocando ideia! | Brasil país do regresso?, mas final quando vamos avança realmente?. E finalizamos com o vídeo oficial do Matriz PRO 2013. Check:


E para finalizar destacamos notícias diretas da Gringa, e iniciamos com o skatista do ano segundo a Thrasher Magazine na secção Para Entrar no Gás | Passado, Presente e Futuro - Ishod Wair, um cara que sem dúvidas merece todas as homenagens. Destaque para a prévia do rolê de Bruno Aguero | NYC, pela DC Shoes. O vídeo de Daniel Lebron no time da Nike SB, com toda a experiência e sagacidade do skatista espanhol. Destaque também para o vídeo estilo "making of" do Fade To Black | Raw e Uncut, do Nyjah para a DC Shoes. E finalizamos por aqui com o vídeo que foi apresentado na secção Fica à dica | Angel Cardenas Part., o mais impressionante do vídeo e toda a superação das limitações física do skatista e um rolê sem igual. Check:


E assim encerramos mais um Marcou o Rolê!
**Todos os links em "vermelho", disponibilizam maiores informações ou levam até a fonte da informação.

5Boro Skateboards | 5 Philadelphia


a 5Boro Skateboards em parceria com a revista Thrasher, 5 Philadelphia mostra os skatistas da marca andando por Philly, a cidade do amor fraternal. Check:


Fonte: Skataholic.

Meninas skatistas afegãs usam o esporte para lutar contra a repressão



Galera a notícia é antiga, é ja registramos aqui pelo blog da SUG, porém mais vale muito apena lembra e relembrada sempre, assim fortalecemos as base do skate mundial e provamos que o skate não é crime, muito pelo contrário é liberdade.

A proeza é de Oliver Percovich, um australiano que em 2007 seguiu pra Cabul, capital do Afeganistão, junto com a namorada. Com ele levou seus mais fiéis companheiros: 3 skates. Perdido pela cidade, ele chamou a atenção das crianças de rua a quem, pouco tempo depois, ensinava as primeiras manobras. O relacionamento de Percovich terminou mas sua paixão pelo skate é infinita. E a descoberta de que o esporte pode unir as pessoas e torná-las ainda melhores deixou o australiano rendido. Por isso criou a ONG Skateistan (trocadilho entre ‘skate’ e o nome do país em inglês), uma escola onde as crianças não só aprendem a praticar como são incentivadas a estudar e a ocupar o tempo livre da melhor forma. A Skateistan, depois de muito esforço, acabou recebendo apoio de governos europeus e do Canadá, o que levou a que pudesse construir um skate park coberto, com espaço para os cerca de 400 alunos, entre os 5 e os 18 anos, que agora recebe semanalmente. Hoje a escola é o único lugar onde, além de um ambiente tranquilo, é possível ver meninos e meninas partilhando o mesmo espaço e interagindo entre si.

Um fato curioso veio à tona: 40% dos alunos são do sexo feminino, o que se torna ainda mais especial num país onde os direitos das mulheres são constantemente violados. Por isso, a Skateistan fez o vídeo que deixamos abaixo sobre as meninas skatistas do Afeganistão.



A verdade é que a experiência do skate está mudando a vida destas meninas e levando uma esperança que já parecia perdida. “Através do skate eu comecei a sonhar de novo. Saber que consigo fazer algo bem e ter professores que me apoiam, me ajudou a acreditar em mim mesma”, diz uma das skatistas, Madina. Hanifa, também com 14 anos, acrescenta: “eu sempre gosto de subir as rampas. Quando eu estou lá em cima eu me sinto livre, como se estivesse voando. Eu adoro essa sensação”.











todas as imagens @Skateistan

Temos atrás mostramos aqui no Hypeness a história das primeiras grafiteiras afegãs que estão apagando as marcas da guerra com sua arte. Relembre aqui.

Fonte: Hypeness.

Bob Burnquist | Mega Ollie to Fakie


Emoção, inovação e muita técnica. Assista a mais nova manobra do mestre Bob Burnquist: o Ollie to Fakie na íntegra, disponibilizado pela Globe Brasil! Check:


Fonte: Globe Brasil.

CAMPEX na Miniramp do PREVI