sábado, 24 de março de 2012

Pagando Sapo!

   A SUG Crew, com a intenção de melhor interagir com os leitores do blog e priorizando também a sua participação, esta lançando mais uma novidade de postagem, o "Pagando Sapo!", que retrata de assuntos recorrente relacionados ao skate e o cotidiano, criticas, posturas, valores éticos aqui e mais um espaço para discussão. E é claro que você leitor não ficará de fora, pois de forma aleatória também convidaremos alguns skatistas e o público em geral para manifestarem suas opiniões.

O Skate é trabalho?

  O Skate para chegar até aos dias de hoje teve que ultrapassa muitas barreiras. Considerado um esporte de contra-cultura, que reiterava valores fora do padrão ostentados pela sociedade tradicional, e assim pre-estabeleceu como ideologia de vida para uma gama de jovens que possuíam mente aberta e uma consciência crítica privilegiada. Este jovens cresceram, viraram adultos e profissionais, e junto com eles o skate também evoluiu superou a ideologia e se consagrou como filosofia de vida, porém a sociedade ainda demanda valores tradicionais, estigmatizando o skate e o skatistas por bordões conhecidos como "vagabundo", "maloqueiro", "baderneiro", e enfim traços que devem também ser superados para que possamos evoluir não somente no esporte mais junto com a sociedade com quem convivemos. Um aspecto que pode ser fundamental para esta mudança e a valorização e o reconhecimento da sociedade de que hoje o skate seja o sustento e o trabalho de muitas pessoas, ainda nessa corrente de pensamento o skate respeita toda a ontologia do trabalho e compreende suas expressões. Por isso acreditamos que debates em relação ao skate ser trabalho e o skatista ser um trabalhador são hoje "falhos", pelo fato de que o skate e muito mais que um esporte e o skatista ser um cidadão de direitos e livre para ser o que ele quiser. Mais e vocês, o que acham deste tema?

  Para ilustra o "Pagando Sapo!", disponibilizamos um vídeo, da marca gringa Emerica - Stay Gold B na parte de Justin Figueroa "Figgy" (Foto), que traduz a ideia de um trabalhador que suja a camisa, não somente pelo trabalho mais pela diversão em si e o prazer de andar de skate. E também cai por terra o que já estamos cansados de observa no cotidiano, aquele que utilizam de terno e gravata distorcendo o trabalho e roubando do povo, diferenciando daquele jovem de calça justa e tênis rasgado que reivindica os diretos do povo...