terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Lehi Leite: talento de peso de Brasília


Conheça um pouco mais deste grande talento do skate brasileiro.

Há muito tempo atrás, Felipe Gustavo costumava falar de um jovem de sua cidade natal Brasília que tinha todas as qualidades para bombar, mas ninguém ainda tinha ouvido falar. Ele era Lehi Leite. Os brasileiros possuem grandes dificuldades para se destacar no mundo do skate; mas depois de ter o seu primeiro verão europeu no currículo, Lehi deu seus primeiros passos em direção a um caminho que só um seleto grupo de brasileiros possui. Esperamos que esta entrevista seje mais um degrau dessa escada evolutiva.

Lehi Leite© Paulo Macedo

Brasília se tornou famosa na cena do skate no Brasil graças a Felipe Gustavo. Vocês dois são de lá, e se conhecem há muitos anos. Descreva o seu relacionamento com ele.

Minha relação com Felipe sempre foi boa, nós somos bons amigos. Nós nos conhecemos através do skate quando éramos crianças. Hoje em dia, só nos encontramos de vez em quando, mas toda vez que nos encontramos andamos de skate juntos e nos divertimos muito, e a amizade continua. Admiro-o muito; Felipe é uma pessoa muito humilde e uma grande inspiração para mim e para muitos skatistas de Brasília... e todo o mundo.

Pessoas de fora do Brasil só ouviram falar de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, mas eles não sabem o quão importante a capital é. Como é a cena do skate em Brasília?

Sinto-me privilegiado por viver em Brasília. A arquitetura da cidade é excelente, e nos fornece um monte de picos. A maioria das pessoas nem sabe nada sobre isso, mas a cena do skate aqui é grande e está ficando ainda maior: há bons skatistas, marcas, produtores de vídeo e fotógrafos e novas skateparks.

Lehi Leite – Bluntslide Transfer© Paulo Macedo

No ano passado, você fez a sua primeira viagem para fora do Brasil; parece que depois disso não queria mais parar de viajar. Onde você esteve, e onde foi o lugar que mais gostou?

Já estive em Barcelona, Amsterdã, Paris e Lisboa. O meu favorito é Barcelona, com certeza. Eu tenho um monte de amigos que vivem lá, por isso é bom estar com eles e lá eu posso me sentir em casa. A cena em Barcelona é popular por causa dos picos, praias, atrações turísticas e porque oferece uma cultura rica e uma abundância de opções para se divertir, há eventos culturais, museus e assim por diante.

Depois de uma temporada marretando na Europa agora é hora de voltar para o Brasil. Como você se sente depois de sua experiência em toda a Europa? Quais são seus planos agora?

Eu me sinto realizado por ter vindo de volta da Europa e ter conseguido terminar meus projetos. Foi ótimo para filmar, tirar fotos e aproveitar o verão europeu, mas é hora de voltar para casa para descansar, pensar sobre a viagem, absorver o melhor dela e começar a planejar a próxima. Agora, eu tenho que terminar alguns projetos aqui no Brasil, ficar com a minha família e planejar minha viagem para os EUA, que será em breve.

Lehi Leite – Switch Frontside Crooked© Paulo Macedo

Últimas palavras?

Quero agradecer a Deus, minha família e amigos, meus patrocinadores Kronik Skateboards, Legitime Wheels, NewSkate, Derua Skateshop, Crail Trucks e todos aqueles que tornaram possível esta entrevista, Pedro Dylon, Paulo Tavares e Paulo Macedo.

Para assistir o vídeo Lehi no site da Redbull, Clique aqui!

Fonte: Redbull.

Samuel Jimmy em apresentação NES (01/02)


Núcleo Escola de Skateboard - Brasília convoca à todos para neste Domingo, dia 01/02, no Iate Clube/DF conhecer o skate poderoso do nosso cachorro louco Samuel Jimmy. Imaginem as marretadas que constarão na session...


Que alias recentemente, o skatista profissional da Qix, Samuel Jimmy mostrou no vídeo a seguir como improvisar em obstáculos não convencionais. Aproveitou sua passagem por Fortaleza/CE para andar em vários picos de rua da cidade, entre eles, a Beira Mar da Praia de Iracema onde encontrou um toco de uma árvore e se divertiu muito. Check & Play:


Öus x Vidal | Agora Ficöu Pequeno (Documentário)



Fazer história é importante, investir para que seus principais capítulos sejam destacados é também fundamental!

Comemorando um ano de Patrick Vidal como skatista profissional, a Öus lança documentário (filmado, dirigido e editado pelo videomaker Leo Coutinho) para marcar a trajetória destes primeiros 365 dias de muito skate. Rolaram exibições em várias cidades pelo Brasil e agora o filme está disponível na rede. Check & Play:


Fonte: Triboskate.

Pedro Barros é bicampeão do Oi Bowl Jam 2015


Ensinamentos do skate em rede nacional de TV

por: Cesar Gyrão,
Pedro Barros, Felipe Foguinho, Murilo Peres e Vi Kakinho correram de camisetas brancas a primeira etapa do Mundial de Bowl, neste final de semana no Rio, com a mensagem “Paz e Justiça”, em homenagem ao surfista catarinense Ricardinho Santos, morto no dia 19 em frente à sua casa na Guarda do Embaú. Esta não é a primeira vez que estes amigos se manifestam politicamente, mas a mensagem foi, sem dúvida, um dos muitos ensinamentos do Oi Bowl Jam, a abertura do calendário profissional mundial de 2015.

O skate é um grande agente de transformação e Madureira é um dos maiores exemplos disso. O bairro com tradição no samba é um caldeirão fervente, com enormes problemas sociais, mas tornou-se o centro de vários bairros da Zona Norte do Rio, com a criação do parque que abriga um dos melhores e maiores skateparks do país. A realização do Mundial pelo segundo ano, mais o dia a dia intenso do esporte lá, demonstram um caminho de integração e inclusão. As cenas vividas lá, muitas delas transmitidas ao vivo pelo SporTV e pela Globo, foram recheadas destes momentos.

Se por um lado o clima da festa, na sexta-feira, dia das eliminatórias, foi abalado com uma bala perdida num garoto na arquibancada, por outro os quatro porta-vozes do pedido de paz, puxavam o coro por um mundo com mais amor. E a competição, uma oportunidade de superação dos 30 skatistas que competiam pela inédita soma de U$ 70 mil em um evento de skate no Brasil. Edílton de Jesus dos Santos, o garoto da arquibancada, tomou um grande susto ao ser atingido no braço e na coxa e se tornou mais um motivo para o pedido de paz.

Pedro Barros iniciou mais um ano de forma brilhante, com seu skate altamente explosivo. A vitória foi sobre Alex Sorgente e parecia uma reedição de embates históricos entre Christian Hosoi e Tony Hawk, ou entre Mauro Mureta e Sergio Negão. O estilo e amplitude das manobras dos primeiros sobre a técnica e criatividade dos segundos. Pedro estende ao máximo cada manobra, Alex faz uma complicada atrás da outra. Destaques para os impressionantes fs blunts no black box, mais o bs ollie 360 na parte rasa do bowl para o Pedro e o caballerial transfer e o 540 ollie do Alex, esta última, manobra que ele acertou pela primeira vez numa competição.

Outros grandes momentos do evento foram as voltas impressionantes do Felipe Foguinho, o terceiro, preenchendo o espaço todo com vários tricks, mais o eggplant no caixote. Murilo Peres voltando de uma lesão e, finalmente, fazendo uma final com os mais longos fs smiths e um flip alleyoop impressionante. Nem todos os desempenhos dos skatistas na final repetiram as fases anteriores. Caique Silva, que veio da eliminatória embalado, conseguiu ficar em cima do skate apenas na terceira volta. Vi Kakinho, apesar de ter estreado bem como profissional e acertado pela primeia vez um bs 540 num campeonato, também não rendeu. O mesmo aconteceu com Dan Cezar, o primeiro da eliminatória. Já Greyson Fletcher encantou juízes e o público com as suas manobras críticas e ficou em quinto.

O Oi Bowl Jam serviu como largada de uma extensa programação do aniversário do Rio de Janeiro. O logotipo da campanha do município é Rio 450, e parecia ser também Rio 45º (graus). Num dos verões mais quentes do século, a sensação térmica na região de Madureira tenderia a passar dos 50º, mas estes dias foram presenteados com nuvens e diminuição na temperatura geral. Muitos skatistas treinaram nas piores condições nos dias anteriores no Tatu Skatepark, pra se aclimatar. Sandro Dias, por exemplo, nos dias de sol intenso treinou logo após o meio-dia em seu bowl em Vargem, SP. Passou bem na eliminatória, apenas atrás de Dan Cezar e alguns não entenderam bem porquê dele não ter passado para a final, uma vez que suas voltas da semi-final foram bem completas.

Veja como foi as Eliminatorias pela CBSK. Check & Play:

O Oi Bowl Jam tem o patrocínio da Oi, G-Shock, Oakley, Brasas, Caixa Econômica Federal, Netshoes, Coca-Cola, Rexona, Sesi, Lorenzetti e conta com incentivo fiscal do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. O evento é chancelado pela World Cup Skateboarding (WCS), com coordenação técnica da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), vale pontos para a ISU (International Skateboarders Union) e realização da IMX.

Resultado:
1º - Pedro Barros - 91.33
2º - Alex Sorgente - 89.67
3º - Felipe Foguinho - 88.33
4º - Murilo Peres - 78.67
5º - Greyson Fletcher - 76.67

Quem você quer no BATB8 do The Berrics?


O The Berrics abriu essa semana a votação para o BATB 8, o campeonato de game of skate com maior visibilidade na atualidade.

Neste ano serão escolhidos 32 nomes para compor a Batalha e o melhor quem escolhe é VOCÊ, dentre eles estão Felipe Gustavo, Luan de Oliveira e Rodrigo TX, também estão na lista os Brasileiros Carlos Ribeiro e Bob Burnquist.

Clique aqui e escolha os seus 32 Skatistas favoritos mas não esquece de votar em nossos Brasileiros.