REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DO DI - TAGUATINGA
Desde o dia em que assumimos a imensa responsabilidade de administrar a cidade de Taguatinga, iniciamos um processo vigoroso de revitalização dos espaços públicos, que se encontravam no mais completo abandono.
Em apenas três meses de gestão, estamos com trinta obras em andamento e 12 praças já estão sendo repaginadas. Nos orgulha ver a alegria e a satisfação da comunidade ao receber as áreas revitalizadas, essa é uma conquista sem igual.
A Praça do DI, um dos principais espaços de convivência coletiva de Taguatinga, é um desses lugares por onde a força do poder público há muito não passava de forma contundente. Com uma rede de comércio amplo e variado, especialmente em prestação de serviços, cerca de três mil trabalhadores tem carteira assinada vinculados aos estabelecimentos locais. Restaurantes, padarias, bares, lanchonetes, escritórios de advocacia e de contabilidade, escolas públicas e particulares, creches, cartório e outros serviços movimentam a economia e dão peculiar dinamismo a essa parte histórica da cidade. Em seu redor, reside uma população de aproximadamente 25 mil pessoas e outras 5 mil utilizam esses serviços regularmente.
Apesar da força econômica e cultural da Praça do DI, o abandono, a sujeira, a degradação e a ineficiência do poder público permitiram que a mesma fosse convertendo-se em uma espécie de referência das mazelas que assolam nossa sociedade: indigência, mendicância, violência, roubos, assaltos, uso de drogas, prostituição... Comerciantes, a comunidade local e a população de Taguatinga insistentemente reivindicavam uma ação do poder público para restituir as condições mínimas de convivência.
A par de tudo isso, a Praça do DI começou a receber um projeto de revitalização integral, pensado a partir do resultado de inúmeras reuniões que ocorreram com os segmentos produtivos e de serviços existentes na praça. Pensamos em um projeto que possibilitasse a circulação e ao mesmo tempo agregasse as pessoas. Ludicamente, muitos lembraram praças pelo interior do Brasil, e aqui mesmo em Brasília, que servem para encontros, o divertimento e fazer amigos.
Toda obra, por mais simples que seja, gera e causa transtornos. Não imaginamos, entretanto, que a transferência da pista de skate para o Taguaparque seria o fator gerador do desconforto. No início das obras, em razão da retirada da pista de skate, a polêmica foi criada, com interesses que não queremos aqui discutir.
Inflaram a polêmica e a falsa informação de que a retirada foi um ato isolado, como se não houvesse a implantação de um projeto de revitalização e de reocupação da praça, de interesse da comunidade. É realmente lamentável a manipulação de informação nessa questão. Informamos que os trabalhos de resgate da Praça do DI prosseguirão, para o bem da maioria da população da nossa cidade.
Entretanto, estamos em articulação aberta e sincera com a representação dos skatistas para garantir que a reivindicação de ser mantida uma pista na Praça do DI seja atendida. Encontra-se em estágio avançado a análise das propostas, quando em reunião na quarta feira, 13 de agosto, às 15:00 horas, na administração regional, haveremos de acertar pela indicação que atenda aos interesses coletivos e todos se sintam igualmente bem atendidos pelo Governo do Distrito Federal.
O resultado objetivo dessa polêmica, é que a comunidade terá um ambiente revitalizado e os skatistas ganharão uma nova pista dentro da praça. Receberão ainda a outra pista de skate que está em fase inicial de trabalhos e em breve será inaugurada no Taguaparque. De nossa parte, apenas o sentimento de dever cumprido.
Taguatinga, 09 de agosto de 2014
Antonio Sabino de Vasconcelos Neto
Administrador Regional de Taguatinga
_________________________________________________________
Diante dessa resposta do Administrador de Taguatinga/DF nos da SUG Crew reiteramos o compromisso de nós skatistas, associações, federação e entidades ligadas ao skate do DF e Entorno continuar com nossa luta em prol de melhorias para o skate de nossa cidade, com plena voz ativa e mostrando nossa força. Infelizmente uma história foi destruída mas agora nos estamos fazendo e participando de uma nova historia, fica o nosso apelo para participamos mais ativamente desses processos, preservar e lutar pelo que nosso por direito.
Aproveitamos para destaca um comentário de Rafael Carlos, nas redes sociais, que ilustra bem nosso pensamento e indignação. Check:
"No início das obras, em razão da retirada da pista de skate, a polêmica foi criada, com interesses que não queremos aqui discutir?
Inflaram a polêmica e a falsa informação de que a retirada foi um ato isolado?
como se não houvesse a implantação de um projeto de revitalização e de reocupação da praça?
de interesse da comunidade. É realmente lamentável a manipulação de informação nessa questão?
Informamos que os trabalhos de resgate da Praça do DI prosseguirão, para o bem da maioria da população da nossa cidade...
[????]
CARA É INCRÍVEL VER O SENHOR ADMINISTRADOR FALANDO UMA BABOSEIRA DESSA É CLARO QUE EXISTE INTERESSE O INTERESSE DA SOCIEDADE AQUI ENVOLVIDA, GOSTARIA QUE O SENHOR SABINO PARASSE COM ESSE DEBOCHE, O SENHOR NÃO QUER DISCUTIR ESSES INTERESSES PORQUE SABE QUE O SENHOR ESTÁ ERRADO FAZENDO POLÍTICAS DE MANOBRA, DEVIA SE ENVERGONHAR DISSO E SIMPLESMENTE PEDIR DESCULPAS PELO ERRO GROTESCO FEITO, E COMEÇAR IMEDIATAMENTE A RECONSTRUÇÃO DA PISTA QUE O SENHOR MESMO DISSE QUE NÃO TINHA NADA A VER COM O PROBLEMA DE SEGURANÇA E SOCIAL DA PRAÇA, JÁ QUE A PRÓPRIA DEMOLIÇÃO FOI FOI FEITA DE FORMA IMEDIATA, QUANTO A REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA SIM EXISTE MAS SEM O SKATE PARK!! ANTÔNIO SABINO ESPERO SINCERAMENTE QUE HONRE COM SUA PALAVRA TANTO A DE REPRESENTANTE DA POPULAÇÃO QUANTO A DE CIDADÃO!"