quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Flanantes: “Against Le Corbu”, em Brasília/DF


O suíço naturalizado francês Charles-Edouard Jeanneret-Gris, conhecido como Le Corbusier, é a inspiração do novo vídeo do coletivo Flanantes, “Against Le Corbu”.

O vídeo foi todo produzido em Brasília, um dos melhores lugares para andar de skate no mundo.

Brasília foi planejada por Oscar Niemeyer seguindo teorias utópicas de Le Corbusier.
A influência de Le Corbu estendeu-se principalmente ao urbanismo. Foi um dos primeiros a compreender as transformações que o automóvel exigiria no planejamento urbano. A cidade do futuro, na sua perspectiva, deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentes em pilotis, deixando o terreno fluir debaixo da construção, o que formaria algo semelhante a parques de estacionamento.
“Against Le Corbu” conta com os Flanantes Murilo Romão, Luiz Apelão, Didi Wanks, Renato Zokreta, Caio Sakai e vários amigos. Check & Play:



Fonte: skataholic

Documentário de skate é pré-indicado ao Oscar 2020

“Learning To Skateboard In A Warzone (If You’re A Girl)”, em português literal Aprendendo a andar de skate em uma zona de guerra (se você é uma garota), é um dos filmes pré-indicados ao Oscar 2020. Check & Play o teaser:



O curta-metragem de 40 minutos dirigido pela norte-americana Carol Dysinger mostrando o projeto social Skateistan do australiano Oliver Percovich no Afeganistão é um dos primeiros nomes anunciados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Nos últimos anos o skate esteve presente de forma muito bem representativa no Oscar.

Em 2014 Spike Jonze ganhou a estatueta de melhor roteiro original pelo filme “Ela”, em 2015 “O Menino e o Mundo“, do skatista paulista Alê Abreu, concorreu como melhor animação e em 2018 o documentário longa-metragem “Minding the Gap“, do Bing Liu, foi um dos finalistas.

No dia 13 de janeiro de 2020 será anunciada a lista final com todas as categorias e finalistas, e além do “Learning To Skateboard In A Warzone (If You’re A Girl)”, “The Last Black Man in San Francisco” pode surgir em alguma(s) categoria(s).
 


‘Learning To Skate In A War Zone (If You’re A Girl)’ segue uma turma de meninas do Skateistan, uma Ong que começou como uma escola de skate em Cabul em 2007 e cresceu em uma iniciativa educacional multinacional. O Skateistan se concentra no recrutamento de meninas de bairros pobres, não apenas para ensiná-las a andar de skate, mas também para ajudá-las a obter coragem e habilidades para a vida que transcenderão o skate e a sala de aula para ajudá-las a prosperar e se adaptar aos desafios que estão por vir. Ao longo do ano letivo, as meninas crescem e se tornam empoderadas pela alegria do skate e pelo calor e inspiração das mulheres que as ensinam.

No Afeganistão, muitas meninas jovens não podem participar de esportes. Normas culturais e religiosas, juntamente com outros fatores, como preocupações com segurança e anos de guerra, resultaram em limitadas oportunidades atléticas e recreativas para mulheres e meninas, especialmente aquelas que vêm de bairros pobres. Mas há uma nova geração de meninas afegãs que acreditam que podem fazer qualquer coisa.

O filme segue uma turma de garotas do Skateistan, uma organização sem fins lucrativos que começou como uma escola de skate em Cabul em 2007 e se transformou em uma iniciativa educacional multinacional. O Skateistan se concentra no recrutamento de meninas de bairros pobres, não apenas para ensiná-las a andar de skate, mas também para ajudar a educá-las para que possam ingressar – ou retornar ao – sistema público de escolas. Ao longo do ano letivo, as meninas crescem e se tornam empoderadas pela alegria do skate e pelo calor e inspiração das mulheres que as ensinam.

Para as meninas de nosso filme, a chance de andar de skate apresenta uma experiência única – competir, jogar, aprender seus pontos fortes e ganhar coragem, habilidades para a vida que transcenderão o skate e a sala de aula para ajudar as meninas a se adaptarem e prosperarem com o esporte. Oportunidades de mudança recentemente disponíveis para eles.

‘Aprendendo a andar de skate em uma zona de guerra (se você é uma garota)’ teve sua estreia mundial no Tribeca Film Festival de 2019, onde ganhou o júri de Melhor Curta-Metragem de Documentário.
 
Fonte: skataholic

Element Brasil: “Ouroboros”


“Ouroboros” é o vídeo de skate da Element Skateboards Brasil estrelado por Lucas Xaparral, Gabriel Fortunato, Matheus Souza, Vinicius Costa e Kalani Konig.

O projeto começou em 2018 dirigido pelo Diogo Gema e seria uma breve apresentação dos skatistas amadores Vinicius Costa e Matheus Souza na Element Brasil, mas o vídeo foi encorpando com participações do Xaparral, Fortunato e Konig, até que houve a necessidade de ter o reforço do André Porto na identidade visual.

Porto usou o nome “Ouroboros”, um conceito místico da eternidade representado por uma serpente engolindo a própria cauda, para criar animações.

Pra completar, a trilha-sonora do Guilherme Valério se encaixou perfeitamente na sintonia dos skatistas.

O resultado é esse vídeo de 15 minutos, que foi lançado mês passado na Matilha Cultural, no centro de São Paulo, e agora está aqui online. Check & Play:

 
Fonte: skataholic