terça-feira, 19 de março de 2013

Skate Promo | Ítalo Alves



  Skate Promo no ar apresentando para vocês a constante evolução e alto nível dos skatistas de Brasília e Entorno. E para ilustra a sessão com um rolê pesado e muito técnica em cima do carrinho recorremos à promo do Ítalo Alves (Foto), skatista local do Guará/DF, detentor de um skate sagaz e com variado arsenal de manobras. Veja agora na sequência o promo à todo gás e aproveite o incentivo para incendiar os rolês diários...



Trocando Ideia! | 15 Coisas das quais não temos saudades


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15 COISAS DAS QUAIS NÃO TEMOS SAUDADES (mas que dão um aperto no coração...)
1. FURAÇÃO DA BASE DO TRUCK
Antigamente, a furação das bases dos trucks ficava nas extremidades. Os parafusos que ficavam próximos ao tail e ao nose sofriam com as manobras. O atrito com as bordas e copings desgastava-os, e as porcas ficavam redondas, tornando inútil qualquer tipo de ferramenta. Dispensável descrever a dificuldade pra desmontar um skate nessa situação. A solução, simples como toda boa ideia deve ser, foi deslocar os dois furos mais para o centro da base, livrando-os da perigosa proximidade dos obstáculos.


2. LAPPER
Acessório feito de plástico, que era fixado nos parafusos de “dentro” da base do eixo traseiro. Tinha como principal função proteger o parafuso central e evitar o hang up. Nos anos 80, todos os skates montados eram vendidos com um belo lapper ornando o truck.


3. SABONETEIRA
O visual bizarro foi o responsável pelo equipamento receber esse nome. Acredite, ele ficava localizado debaixo do tail, na extremidade que tocava o solo. Sua função era evitar o desgaste do shape. Era preciso quase ser um mágico para acertar um bom ollie...

4. COOPER
Os trucks tinham tanta proteção que nem parecia que eram feitos de ferro: além do lapper, tinha também o coper, espécie de cano de pvc cortado longitudinalmente, encaixava-se na trave dos eixos para evitar que os mesmos sofressem arranhões. Hoje, é algo quase inimaginável, trocar o ruído do ferro pelo do pvc.


5. BIQUEIRA
Mais uma das “grandes” invenções criadas para proteger o skate, a biqueira ficava presa ao nose e evitava a destruição do shape. Algumas eram feitas de borracha, outras de plástico. Um legítimo “item de fábrica” dos anos oitenta.


6. LIXAS ESTILIZADAS
Sim, existiram lixas estilizadas, de todos os jeitos e formas. Camuflada, zebrada, morcego, coração, transparente, com mulher pelada, estampa de nota de dólar. Até parece que as pessoas responsáveis pela “criação” desses modelos se esqueceram do detalhe essencial: o papel da lixa é, e sempre será apenas um — proporcionar aderência e não deixar o pé escorregar do shape.


 7. U-BOLT
Parafusos em forma de U, com a rosca nas extremidades. Inegável que facilitava a montagem/desmontagem do skate, pois dispensava o uso de chave “philips”, de fenda ou allen. Mas o peso extra e a parte que ficava em cima da lixa arruinaram a ideia. Uma outra loucura em termos de fixação dos eixos: usar o parafuso de base invertido, com a porca e cerca de 2cm de parafuso virados para cima. Tinha cara que dizia que era bom, prendia o pé da frente e o ollie ia mais alto. Tá bom.


8. Z–ROLLER
Um fabricante de eixos inventou uma trave giratória. A promessa era que seu eixo duraria pra sempre: em vez de raspar no coping, a trave girava, com se fosse uma roda. Sem atrito, sem gasto. A ideia, parecida com chupar bala sem tirar o papel, não vingou.


9. SHAPE COM FÓRMICA
A marca americana Santa Cruz criou o “Everslick”, uma grossa camada de resina aplicada na parte de baixo do shape, que o fazia escorregar com muito mais facilidade. Com a tradicional criatividade brasileira (que, infelizmente, às vezes se mistura com uma certa falta de noção) algumas marcas colaram uma folha de fórmica embaixo dos shapes, prometendo obter o mesmo resultado. Escorregava sim, mas o que já era pesado, ficou ainda mais “gordo”. E a fórmica eventualmente rachava e descolava.


10. BILHA
O maior pesadelo de qualquer skatista nos anos 80. Ao contrário dos rolamentos, fechados, desenvolvidos para suportar e proporcionar velocidade, as bilhas são esferas soltas, sem lubrificação. Além do barulho insuportável e da baixíssima durabilidade, fazia com que o skate fosse lento até na descida.


11. KIT WALKMAN POCHETE
Na era de minúsculos tocadores de mp3, andar de skate ao som da sua banda preferida é um prazer. Mas, em uma época de fitas k7 e grandes e pesados walkmans (e, um pouco depois, discmans), a pochete era necessária para carregar um aparato como esse. Peso extra e desconforto garantido pra sua sessãoCom o advento das calças largas, tornou-se possível dispensar a pochete (graças a Deus) e carregar o walkman no bolso.


12. TORNEAR RODAS
Os anos 90 chegaram rápido, e de repente todo mundo estava usando rodas de 38/40 mm. O que fazer com aquela enorme T-Bones, com abomináveis 67mm? Gastá-las no torno mecânico! Não, ninguém pensava em reciclar os vários gramas de uretano que ficaram no chão das oficinas.


13. A MÁ FAMA INTERNACIONAL
Durante muito tempo, fomos vistos como o país das marcas copiadas, e o que é pior: com muitas razões para tal. A ponto de skatistas americanos virem ao Brasil e não usar logotipos ou desenhos de seus patrocinadores para evitar a cópia. Quem saía do Brasil pra competir no exterior também sofria com a situação. Ainda que atualmente existam resquícios, nosso reconhecimento internacional hoje vem da comprovada habilidade de nossos skatistas.


14. SKATE PROIBIDO POR LEI
Algumas cidades conseguiram legalmente proibir o skate em suas ruas e calçadas. O caso mais gritante ocorreu na maior cidade do país, São Paulo, em 1988. O ex-Presidente da República e então prefeito Jânio Quadros será eternamente lembrado por sancionar uma das leis mais absurdas que o país já viu. Quando a diversão é fora da lei, só os fora da lei se divertem.


15. UNIFORMES DE EQUIPE DE COMPETIÇÃO
No início do skate, era comum equipes de skatistas que participavam de competições. Dói a vista ver, trinta anos depois, skatistas ainda usando camisetas de patrocinadores com a inscrição “Competidor” nas costas.
(*Matéria publicada na CemporcentoSKATE # 10 - ANO 14, em 2009)



Equipe Brasil da Santa Cruz


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Por Marcos Hiroshi,

  Uma das empresas mais antigas do skate mundial agora tem uma equipe de skatistas brasileiros. Trata-se da Santa Cruz, empresa norte-americana que completa 40 anos de existência, e contrata quatro skatistas brasileiros, são eles: Emanuel Enxaqueca (RJ), Paulo Galera (RS), Ricardo Brasilia (SC) e Evandro Gringo (PR). As comemorações pelas quatro décadas de história continuam durante 2013. Durante o Red Bull Generation, que rola em Florianópolis, será realizada uma festa e best trick profissional no novo bowl da Pousada Hi-Adventure. Aguarderm novidades da equipe Brasil da Santa Cruz...


  Confira o vídeo abaixo que rendeu as fotos do anúncio com manobras de peso da recém formada equipe, explorando a fábrica de shapes da Santa Cruz, no Brasil. Veja...




DGK - West Coast

 Depois da tour East Coast , e vez da West Coast receber a visita do time da DGK, tour que faz parte do Parental Advisory .