domingo, 13 de fevereiro de 2011

SUPERAÇÃO!

por Julio Lisboa
O que é superação para você?... Talvez seja passa em um concorrido vestibular, talvez seja alcançar a realização de todos os seus sonhos ou simplesmente acerta aquela complicada manobra na base. Porém o que você entende por superação?... será que após a superação de seus problemas, acabam-se os mesmos ou vem como um estímulo para obter mais glórias em sua vida!... Passei a identificar o que é de fato e a superação depois que  pude assistir a parte do Italo Romano, no vídeo "Vamo Andar?", em um rolé sagaz e que traz inspiração para muito skatista que anda desanimado da luta árdua que é andar de skate nas ruas do nosso Brasil.

Acaba de sair do forno um novo vídeo nacional intitulado por uma gíria, que todo skatista conhece muito bem o seu significado, "Vamo Andar?" idealizado e remasterizado pelo skatista profissional Ricardo Porva, que fielmente conseguiu transparecer em suas filmagens o skate nacional, demonstrando não só o talento, já proveniente das raízes streeteiras brasileiras mais todo o aspecto social e profissonal do qual os skatistas constituem o cenário do skate nacional.

O vídeo em um todo, é uma super-produção do skate nacional, valorizando as raízes brasileiras e legitimando o grande talento brasuca para o "carrinho". Porém depois da 4º parte do vídeo e difícil, se desprender das imagens, manobras e da garra do atleta Italo Romano, que surpreende não por suas limitações físicas, mais sim por toda sua ousadia e dificuldades de suas manobras em obstáculos diversos. A historia de sua vida é uma verdadeira lição de "Superação" e o seu grande amor pelo skate, aos 13anos de idade, perdeu suas pernas em um acidente de trem, porém nunca deixou se desanimar, o que lhe trouxe ainda mais forças para luta pelo por seus sonhos, e graças à todo seu esforço, pode nos propiciar com todo seu talento no auge de seus rolés, seja nas escadas, nas jumps ou nos corrimãos pelas filmagens.

Italo Romano, fez sua parte e deixou uma lição para vida, de superação e amor pelo esporte, evidenciando sua filosofia de vida. Hoje muitos param no meio do caminho por motivos fúteis, porem creio que após assistir o vídeo a sensação de prosperidade e a injeção de auto-confiança que nos passa o atleta irá contagia à todos, com um pensamento positivo e continuidade para encarar todos os obstáculos que teremos pela frente. Ao Italo o nosso muito obrigado, pela consciência renovada que nos trouxe e por toda a sua contribuição ao skate e a nós como seres humanos.

Confira a parte de Italo Romano, no video "Vamo Andar?", logo abaixo.