domingo, 20 de novembro de 2011

Dia da Consciência Negra


   Dia 20 Novembro, temos que relembra e pensar na liberdade que negro(a) sempre teve que lutar! Marcados por um contexto sociocultural permeados pela escravidão e o racismo, que ainda hoje persiste na luta contra quaisquer opressões à consciência e a cultura negra. Novamente nós questionamos, o que teria haver a expressão de uma data comemorativa dedicada à luta dos negros em um blog idealizado para cultura do skate em uma cidade-satélite de Brasília? A resposta para este questionamento é simplesmente "tudo", pois a construção de nossa cultura foi herdada graças a contribuição de um convívio social fundamentado na pratica do skate em comunhão com nossos iguais, aonde sempre foi isenta qualquer tipo de manifestações racistas ou praticas de exclusão social. Esta confraternização estabelecida pela cultura do skate reforça ainda mais, perante a nossa sociedade, as bandeiras defendidas pela luta da "Consciência Negra" que integra valores de respeito, tolerância, cooperação e principalmente de igualdade ao qual contemplam a identidade da formação do skate na estrutura de nossa consciência humana.

   As influências e contribuições da cultura negra são disseminadas em nosso cotidiano e evidentes no cenário do skate contemporâneo, por meio de grandes "skatistas" nacionais e internacionais, pelas inspirações constantes promovidas pelas músicas em vários ritmos da cultura negra (Rap, Reggae e etc), enfim inúmeras são as contribuições cedidas pela cultura negra para fazer do skate um verdadeiro elo harmônico de amizade e confraternização entre todos. Fica aqui o nosso sincero agradecimento a todos aqueles que lutaram e lutam pela emancipação da consciência negra, a todos os indignados que não são coniventes as praticas oportunistas de cunho racista e a saudosa miscigenação que é responsável pela formação e desenvolvimento de nossa nação. Salve o dia 20 de Novembro, o dia da "Consciência Negra".

E para ilustra melhor ainda esta data, nada melhor do que um vídeo para dar o gás, protagonizado pelo skatista Gabriel Fortunato no trecho do vídeo "Entre outros Mil".