quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Trilha da Sessão | Xurume SA - Wallrider


A história da “Caverna” de Anselmo Arruda já foi contada de diversas formas. A casa foi se modificando ao longo do tempo, cômodos foram dano espaço/se transformando em espaços skatáveis e inúmeros vídeos e fotos, muitos deles publicados aqui na CemporcentoSKATE, registraram a mutação.
 
Agora uma banda, chamada Xurume SA, escolheu a locação, situada em Itanhaém, cidade litorânea de São Paulo, como cenário pro vídeoclipe de “Wallrider”. Check & Play:



Xapa Driver #38 | Vini Sardi, Jota, Ruan e Matheus Just


O primeiro Xapa Driver de 2020 saiu. Vini Sardi, Ruan Felipe e Jota Ribeiro são skate puro! Além disso, são referências no skate adaptado, ou paraskate, como você preferir. Motivação total, sem frescura nem papo de coach quântico! Junto com Matheus Just, os três colaram pra trocar uma ideia com Lucas Xaparral e fazer duas sessões daquelas. Mais um Xapa Driver dos bão. Check & Play:



Fonte: Black Media

Aline Dantas leva o Skate para crianças especiais em Vitória (ES)


Graduanda em Educação Física, Aline Dantas é skatista e campeã do Street Master de 2019. Além das competições, ela executa um trabalho admirável em Vitória (ES), sua cidade natal.

Ela vem dando aulas de skate para crianças especiais, em uma das inúmeras mostras de que Skate realmente é para todos, independente de suas dificuldades e/ou limitações.

Aproveitei e conversei com ela para saber mais sobre o projeto. Leia o bate-papo logo abaixo:

Como e quando teve o insight de desenvolver esse projeto?

A muitos anos atrás eu já sonhava em trabalhar com esse público, porém tive primeiro a oportunidade de trabalhar em um projeto social, onde tive uma experiência com uma aluna que chegou com um tipo de deficiência física, foi um desafio para mim ensinar ela andar de skate e uma superação para ela que nunca tinha vivenciado a pratica do skate. De lá para cá a vontade de ver a galera andando só foi aumentando dentro de mim, sempre acreditei que todos pudessem andar de skate, independente das suas limitações. Só que eu não tinha ideia de como iria fazer isso, comecei a querer levar o skate para lugares que atende esse público. Percebi que alguns lugares ficavam com pouco de receio pois acham o skate perigoso. Só que quando se tem um desejo de fazer algo que irá beneficiar outras pessoas, as coisas fluem de maneira extraordinária.

Onde o projeto funciona?
Fui convidada por uma professora a dar uma aula para os alunos das APAE do município que moro, Vitória – ES. Foi uma experiência sensacional, tive feedback maravilhoso, pois a galera formou fila para andar de skate. Daí pensei, é possível! E foi, hoje atuo com aulas particulares para um público específico: crianças com paralisia cerebral, e que tem tido um resultado fantástico com skate. E paralelo a isso tudo, desenvolvo um projeto em uma escola estadual que é 0800, só para alunos com uma turma de alunos autistas, paralisia cerebral e surdo.



Seu projeto auxilia crianças, jovens e adultos especiais. A prática estimula em quê?
A pratica do skate para esse público para além da inclusão ao esporte, trabalha vários quesitos, como concentração, interação, confiança, auto estima, além do fortalecimento muscular e estímulos motores e novas possibilidades.

Qual é a importância da existência de projetos como esse no skate?
O skate é uma ferramenta extraordinária de transformação, enquanto skatista meu maior desejo é continuar levando o skate para todas as pessoas que não tem acesso, porque eu não carrego só um pedaço de madeira com 4 rodinhas, carrego o amor e a esperança.
Quais são suas metas para 2020?
Concluir a faculdade, fazer um intercâmbio com projetos que trabalham com esse público, aplicar o projeto em outras escolas e ajudar a galera que tem o desejo de implementar projetos com skate. Casar e ter filhos pode entrar também? (risos).


____________________________________________________________________

Estefânia Lima

Fundadora do Divas Skateras e colaboradora da CemporcentoSKATE