sábado, 7 de setembro de 2013

Ta Em Casa | O skate na música ou a música no skate? - Doncesão

   Ta em casa na área  apresentando os principais sons ligados ao skate na cena local, nacional e internacional. Desta vez em edição especial, acompanhamos o site SKATE SAÚDE, que algum tempo atrás soltou uma matéria muito massa, sobre " O skate na música ou a música no skate?" que retrata muito bem e de maneira completa a relação da música com o skate e o skate com a música, e devido ao nosso grande fascínio pela matéria vamos apresenta aqui a vocês agora por partes começando com o DONCESÃO, confira na sequência a entrevista realizada pelo SKATE SAÚDE (SS) e finalizando com o som de trabalho:

Por SKATE SAÚDE,
   A música é a arte ou ciência de combinar sons de modo agradável ao ouvido, uma forma de expressar sentimentos ou de relembrar bons momentos. O Brasil é um país com uma cultura musical bem ampla contendo muitos estilos que acabam sendo a trilha sonora de nossas vidas. O skate tem uma ligação muito grande com a música, partes de vídeo são lembradas não só pelas manobras, mas também pela trilha sonora. Muitos skatistas tocam algum instrumento e acabam formando bandas, outros expressam o dia a dia das ruas cantando. Prova disso é que o Skate Saúde conseguiu entrevistar três grandes nomes da música brasileira, mais precisamente o rap. O que eles têm em comum? Antes de qualquer coisa, são skatistas! É com muita alegria e satisfação que apresentamos os três entrevistados do mês para falar sobre música e principalmente skate, Doncesão, Parteum e Kamau confiram agora um pouco da trajetória destes três skatistas-músicos ou músicos-skatistas.

DONCESÃO
Photo: Assis 176.

Nome: Doncesão
Idade: 24 anos
Tempo de skate: parado há alguns anos
Local: 011 nascido mal-criado na cidade de SP

SKATE SAÚDE - Para começarmos, qual paixão veio primeiro a pelo rap ou pelo skate?
Primeiro pelo skate. O skate sempre fez parte do meu universo de certa forma, comecei a andar com uns 11 anos, nunca fui muito habilidoso mais me esforçava pra acertar umas. Hoje só no solo mesmo jogando S.K.A.T.E quando muito, já operei o joelho e não da pra ficar forçando como antes, muito Doncesão para pouco joelho (risos).

SS- Onde foi que você começou a andar quem eram suas influencias e principalmente seus companheiros de sessão?
Comecei na antiga Praça da Manchete perto da ponte do Limão com meu irmão, a calçada da Manchete é lisinha, morei muitos anos lá perto, no prédio onde eu morava tinha uma quadrinha umas bordas comecei por lá. Lembro que o Laércio Lupa morava lá também, ele sem duvida me influenciou assim como vários outros que colavam lá na Manchete. Depois mudei da Casa Verde, conheci uma rapa de Santana e cheguei a colar algumas vezes na lendária ZN que era na frente da casa do meu tio, eu era muito moleque mais acompanhei de perto a fase final da ZN. Fazia um role sempre com o Rafael Whitejah que acabou se envolvendo com musica também, e o Julio Coelho moleque zica da Vila Gustavo, quem é do role da norte ta ligado, Clubão, Carandiru.

SS- E o início na música, como foi que você percebeu que tinha o dom de rimar?
Então, comecei a ouvir rap com vizinhos e amigos de escola que eram meus companheiros de role de skate também, meu irmão mesmo sendo mais novo sempre ouviu e me mostrou muito rap, Racionais era obrigatório no dia a dia, lembro da gente rimando em casa de brincadeira nessa época as trilhas de vídeo já me chamavam muita atenção lembro também de quando ouvi o som do Jackson na parte do Cezar Gordo, da mixtape do Muska, do Street Cinema quando saiu com o Joe mandando uma rima, os caras envolvidos com o rap e tal, o clipe do Pat Washington e o Henry Sanches no Gold, esse período foi louco porque o Pedro Tx da Sigilo, me apresentou muita coisa de rap gringo e nacional já que ele também rimava, aprendi muita coisa com o Pedro, os primeiros passos foram ali pela Sigilo, ai comecei a me arriscar e aqui estou respondendo a entrevista.

SS- Recentemente você fez a música “Obrigahh” usada na parte do Rodrigo Gerdal no aguardado vídeo da LRG o “Give Me My Money Chico”, como surgiu esta oportunidade de escrever uma música para um vídeo de skate e como foi à repercussão deste trabalho?
Bom, conheci o Gerdal através de um grande amigo lá de Curitiba, a gente sempre se tromba em Sampa quando ele passa por aqui, e numa dessas vezes curiosamente eu estava lendo a entrevista da revista em que ele saiu na capa, e de repente meu telefone tocou e era o Gerdal, eles estavam aqui finalizando as filmagens, ele pediu para mim colar lá no hotel e eu fui até lá com meu irmão, chegando lá tava ele e o Jack Curtin. Ficamos ouvindo uns sons e o Gerdal me fez o convite e me disse que tinha um sample, o resto da historia ta lá no vídeo teaser da Obrigahh, que saiu no blog da LRG (risos), mais foi uma parada sem explicação, caiu do céu e eu abracei como a oportunidade de realizar um sonho, chegar a fazer parte de uma produção como essa com pessoas que eu sempre admirei, parte de um vídeo de um skatista cabreiro acima de tudo, porque na real eu já tinha participado de uma trilha de um vídeo da Quicksilver com o som “Davi, o verdadeiro gigante”, era uma tour na Alemanha acho que distribuição local e tal, usaram o som lá achei bem louco, mais nada como ver seu som sendo usado em uma parte como essa do senhor Rodrigo Petersen. “Obrigahh” com certeza é um clássico na minha vida, vou estar pra sempre lá, ligado ao vídeo, é como “Royal Flush” na parte do Kennan Milton pra citar um exemplo.

SS- No que o skate influencia na sua música?
Acho que a maior influencia do skate na minha musica é a questão de como enxergar. O skatista tem essa parada de enxergar diferente, seja um pico ou uma situação e minhas musicas são registros de situações, registros da forma com que enxergo as situações. Então acho que é essa parada mesmo de analisar diferente, o skate ajuda a abrir o horizonte.

SS- Fale um pouco sobre a crew 360°, como ela começou e quem faz parte dela atualmente?
A 360 Graus Records é um selo de musica independente feito em São Paulo. Criada pelo DJ Caique e desde o inicio teve como objetivo manter as raízes do Hip Hop através do Rap, com o propósito de criar algo diferente e original apostando em novos artistas, e foi com essa visão que o Dj Caique descobriu e deu oportunidade a pessoas como eu e os outros membros da crew, na real nós somos mais uma união de amigos que gostam de criar juntos, sendo em forma de musica ou de vídeos, fotos e ilustrações. Hoje alem de mim e do Dj Caique a crew conta com Dr. Caligari, Ogi, Pizzol, Roko, Cap. Dan, Assis 176, Thiago Mello, Mutation Artworks e Montanha. “360 graus, falem de nós para seus amigos”.

SS- Em breve teremos o lançamento do seu novo álbum o “Bem Vindo ao Circo”, o que poderemos esperar deste novo trabalho?
“Bem Vindo ao Circo” é meu segundo disco, assim como meu primeiro ele é todo produzido pelo Dj Caique. Estamos em processo de finalização do disco gravando as ultimas vozes, como o Caique produz muitos beats, eu escolho os que acho que ilustram melhor os temas que tenho na cabeça e uso eles como cenário da historia que eu estou contando. “Bem Vindo ao Circo” como o nome diz, trata de temas da vida real com a roupagem das fantasias circenses e toda a carga metafórica que já existe na atmosfera do circo, estou ansioso, espero que quem ouça o disco embarque num universo diferente mais familiar em cada faixa. “Bem Vindo ao Circo” uma historia escrita e contada por Doncesão sob os instrumentais de Dj Caique. Aguardem.

SS- Para fechar, cite alguns ídolos ou influencias que você teve tanto na música como no skate?
São muitas as influencias e ídolos que eu tive no skate e na musica, sempre esqueço alguém nessas listas, então para não ser injusto acho que todas as pessoas que amam verdadeiramente o que fazem são influencias pra mim, pessoas que realmente acreditam e seguem seus sonhos. Seja o skatista que sobe no skate e rema mesmo de verdade com vontade ou o mc que se dedica a criar, registrar e apresentar com emoção suas rimas.

Agradecimentos: Valeu Skate Saúde e Thiago Pino pelo espaço, é sempre bom poder expressar as idéias. Gostaria de agradecer a minha família, Sarah (cesarah), aos meus verdadeiros amigos (poucos e bons), 360GrausRecords, 176, Cincoumagency, Gerdal, Pedro e Rodrigo TX, Sigilo, Tyrone e todos da LRG , Antony C., Thiago Prodigo e todas as pessoas que deixaram de fazer qualquer outra coisa pra ouvir uma rima minha, faça mais faça com amor! “Aqueles que são lado a lado, OBRIGAHH! E aos inimigos o mesmo recado shhhhhh...”



Para saber mais sobre Doncesão acesse:http://www.myspace.com/doncesao.

Fonte: SKATESAÚDE.

A importancia do "gesto esportivo" no skate

Andar de skate não é tarefa das mais simples, a complexidade das manobras somadas ao esforço necessário para executa-las tornam o skate uma atividade completa para o corpo e para mente. Nos esportes de alto rendimento é muito comum a realização da analise do “gesto esportivo” para melhorar a performance, prevenir lesões e buscar novos talentos. Ele é feito através de imagens de diferentes ângulos que colocados frame a frame fornecem uma série de medidas e ângulos que são analisados em busca de melhores resultados e de uma biomecânica perfeita. 


No skate fazemos esta analise constantemente, quem nunca aprendeu uma nova trick observando um amigo andando ou vendo ela repetidas vezes em um vídeo de skate? Claro que não fazemos analise de medidas nem mensuração de dados e sim observamos o posicionamento dos pés para aprender onde eles devem ficar para realizar as manobras. Observando com um olhar mais clínico o vídeo Matriz Ensina da nossa parceira Matriz Skateshop é impressionante a coordenação motora e a precisão do Luan de Oliveira em executar as manobras. 


Sabemos que o Luan hoje é um dos maiores skatistas do mundo talvez esta qualidade no gesto motor tenha facilitado seu aprendizado das manobras e ajudado no estilo com que executa as mesmas. 


Reparem que em simples manobras de solo ele usa o corpo todo de forma conjunta para realizar com precisão os movimentos. O detalhe é que ele consegue visualizar isso antes e memorizar e ainda por cima consegue explicar todo o movimento que o skate e o corpo devem fazer. 


O Luan consegue ter muito “pop” e facilidade em diversos tipos de manobra pois condicionou seu corpo e sua mente a realizar gestos motores com precisão. Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Fonte: SKATESAÚDE.

RIP REVISTA SKATEBOARDER MAGAZINE

REVISTA SKATEBOARDER MAGAZINE ANUNCIA O FIM 
DAS OPERAÇÕES ONLINE E IMPRESSAS.

RIP Skateboarder Magazine. Em breve teremos mais detalhes sobre o que realmente aconteceu, mas por enquanto a única noticia oficial é através desse vídeo abaixo. GrindMedia anunciou que a revista Skateboarder Magazine , a mais tradicional revista de skateboard do planeta irá encerrar suas atividades, impressas e plataformas digitais. Esta semana Skateboarder vai lançar sua terceira edição digital e a edição limitada versão impressa, que será sua edição final.



“Infelizmente, as condições de mercado nos obrigou a ter que tomar a difícil decisão de cessar a publicação”, disse Norb Garrett, vice-presidente sênior do Grupo GrindMedia. “É especialmente decepcionante, dado o forte interesse e sucesso inicial que tivemos com as novas edições com o foco digita; , a nossa equipe Skateboarder trabalhou muito para produzir um produto de ponta que tem sido bem sucedido em alcançar uma maior audiência online.


RIP Skateboarder Magazine. More news and information will follow, but for now watch this video.“GrindMedia today announced that Skateboarder magazine will discontinue regular frequency publishing on print and digital platforms effective Oct. 15, 2013. This week Skateboarder will release its third digital edition and companion limited edition print version, which will be its final edition.“Unfortunately market conditions have forced us to have to make the difficult decision to cease publication of Skateboarder,” said Norb Garrett, SVP Group Publisher of GrindMedia. “It’s especially disappointing given the strong interest and initial success we’ve had with the new digitally focused editions; our Skateboarder team has worked incredibly hard producing a cutting-edge product that has been successful at reaching a larger audience online. We will take all of the learnings from Skateboarder’s efforts and apply them to TransWorld Skateboarding and our other brands as the digital model has demonstrated real promise.

‪#‎UNITRICKS‬ – RONI CARLOS


UNI TRICKS DA ÖUS COM RONI CARLOS GRAVADO NA PRAÇA CATEDRAL EM MARINGÁ, HÁ POUCO MAIS DE UM ANO. CHECK:


FONTE: VISTA.