O skate brasileiro fechou o pódio no Aberto Internacional de Skate de Henan, na China, com dobradinha no feminino e prata no masculino na manhã deste sábado (07).
Leticia Bufoni sagrou-se campeã e Virgínia Fortes Águas ficou com a terceira posição. Kelvin Hoefler encerrou a participação do Brasil com o segundo lugar no evento 5 estrelas que conta pontos na corrida olímpica.
Na decisão feminina, o skate nacional ainda foi representado por Gabriela Mazetto e Isabelly Ávila, que ficaram com a sexta e a sétima posições, respectivamente.
As quatro atletas fizeram do Brasil o país com mais representantes na final. O Japão foi o segundo, com três.
No masculino, Ivan Monteiro também representou o skate brasileiro na final, ficando com a sétima posição.
A japonesa Aori Nishimura completou o pódio feminino com a segunda colocação. No masculino, Yuto Horigome, também do Japão, ficou com o primeiro lugar e o norte-americano Jagger Eaton terminou terceiro.
SemifinalCom cinco competidoras brasileiras, o feminino abriu a disputa das semifinais no fim da noite de sexta-feira (06) no Brasil. Isabelly Ávila (2ª), Virgínia Fortes Águas (5ª), Gabriela Mazetto (7ª) e Leticia Bufoni (8ª) avançaram para a decisão. Karen Feitosa (17ª) também representou o skate nacional, mas não conseguiu ficar entre as oito primeiras.
Já na madrugada de sexta (06) para sábado (07), o masculino também contou com 5 skatistas do Brasil na semifinal. Kelvin Hoefler (1º) e Ivan Monteiro (3º) avançaram para a final. Giovanni Vianna (9º) – que ficou a uma posição de passar –, Lucas Rabelo (10º) e Felipe Gustavo (13º) não conseguiram ficar entre os oito melhores.
Comissão técnica da Confederação Brasileira de SkateEntre os membros da comissão técnica da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), Rogério Mancha, consultor técnico da seleção brasileira de Street, Carlos Barreto, fisioterapeuta, e Julio Detefon, coordenador técnico, reforçaram o apoio para todos os skatistas do Brasil presentes no evento.Brasil nos Jogos de Tóquio 2020 Pelos critérios estabelecidos para as Olimpíadas, o Brasil poderá contar com até 12 atletas no total em Tóquio – três no Park Feminino, três no Park Masculino, três no Street Feminino e três no Street Masculino.A participação desse número limite dependerá do desempenho dos brasileiros ao longo das duas janelas classificatórias estabelecidas pela World Skate para a corrida olímpica. A primeira delas vai até 15 de setembro de 2019 e o segundo ciclo acontece de 16 de setembro de 2019 a 31 de maio de 2020.
Confira a classificação completa das finais:
Feminino: 1ª Leticia Bufoni (BRA) – 9.41 2ª Aori Nishimura (JAP) – 9.22 3ª Virgínia Fortes Águas (BRA) – 8.40 4ª Rizu Akama (JAP) – 8.31 5ª Mariah Duran (EUA) – 8.07 6ª Gabriela Mazetto (BRA) – 6.93
7ª Isabelly Ávila (BRA) – 6.79
8ª Funa Nakayama (JAP) – 6.71
Masculino: 1º Yuto Horigome (JAP) – 35.16 2º Kelvin Hoefler (BRA) – 33.47 3º Jagger Eaton (EUA) – 32.55 4º Jake Ilardi (EUA) – 30.39 5º Dashawn Jordan (EUA) – 28.88 6º Ryan Decenzo (CAN) – 27.80 7º Ivan Monteiro (BRA) – 26.93 8º Alex Midler (EUA) – 22.46
Por: Rafael Miramoto
Fotos: Julio Detefon