sexta-feira, 28 de março de 2014

Trocando Ideia! | FUTEBOL X SKATE, DE NOVO?

Esperava não ter que voltar ao assunto skate/futebol, mas a dona adidas não me deixou. Esses dias ela lançou uma coleção de camisas de futebol comemorativa da Copa do Mundo de 2014. Cada fardamento corresponde a nacionalidade de um Pro (e um Amador). Como já escrevi sobre futebol no falecido De Fora F. C. (os caras achavam que eu entendia do assunto assim como o pessoal da Vista acha que eu entendo de skate), sou colecionador de camisas de clubes (na real só do América do Rio) e trabalhei no projeto da camisa da CBF para as Olimpíadas de 2012, me senti dotado de todas as ferramentas para criticar e escrotizar essa encoxadinha que o nobre esporte bretão mais uma vez dá no skateboard. Para ficar mais interessante ainda, já que a Marca das Três Listras resolveu usar o latiníssimo nome COPA em sua coleção, então também tomei a liberdade de batizar seu time de craques com apelidos típicos de jogadores brasileiros.


Mark Gonzales/EUA


Eu tenho quase certeza que o Gonzales nunca viu um jogo do Team USA na vida e possivelmente deve ter mandado um “uaréva” quando o marketing da Adidas veio com esse papo torto de soccer. Eu diria que a camisa é de uma preguiça assustadora, a própria Adidas vestiu a seleção norte-americana na Copa de 94, uma camisa doida pra caralho, cheia de stars and stripes que teria sido perfeita para representa-lo. Eu poderia dizer isso, se Guto Jimenez não tivesse me informado que o próprio desenhou a camisa. Por esse motivo me sinto impedido de criticar, já que só a ciência do futuro poderá desvendar como funciona a cabeça do Gonz. O apelido de Mark Gonzales poder ser Marquinho Maluco ou Mestre Gonza.

Benny Fairfax/Inglaterra


Putz, preguiça criativa permeia toda essa coleção, não só preguiça como a falta de informação e a do Fairfax é melhor exemplo. Ela lembra muito as tailored by que a Umbro fez pra Football Assossiation e em nada a colaboração que a Umbro fez com a Palace, o que é uma pena. A falta de informação entra por conta do próprio Benny dizer que é uma homenagem ao título de 66. Bom, esse título imortalizou a camisa vermelha e não a branca. Para ser fair com o fax, ao menos ela tem o mérito de ser manga comprida. Jogasse no Brasil, ficaria famoso pela alcunha de Bené Jamaica.

Lem Villemin/Alemanha


Conhecem o termo jogar para a torcida? Foi exatamente o que a marca preferida do Run DMC fez. Reeditando o design mais famoso de toda a história da Adidas, não tinha como estragar essa camisa baseada no uniforme que não só foi campeão do mundo em 90 (chora Busenitz) mas também foi uma quebra de paradigma. A “primeira camisa de futebol que dava para ir nas festinhas” como bem colocou Felipe Marx do Minhas Camisas. Pela preguiça e obviedade também serei preguiçoso, obvio e ignorarei o fato do cara ser de origem vietnamita batizando-o de China.

Raul Navarro/Espanha


Para quê comprar uma camisa que é praticamente igual a que a seleção espanhola usou na última Copa se você ainda acha a original venda por um bom preço nos Ebays e ponta de estoques da vida? Eu senti falta de uma camisa de cor escura nessa coleção e o Raul podia ter ido com o clássico segundo uniforme de cor azul-marinho da Fúria. Se bem que nem a seleção espanhola vai usar essas cores na Copa e sim preto e verde (não sei de que cu tiraram isso), então pra que se importar? Navarro se emocionaria com o Maraca inteiro berrando por Raul Barbudo.

Lucas Puig/França


Muito parecida com a camisa que a França usou para arrebentar a nossa bunda em 98, talvez seja a maior decepção de toda a coleção. Não sei diabo porque não colocaram as faixas horizontais em branco e vermelho que tinham na original, fiquei com uma sensação de Charles De Gaulle sem bigode. Sendo´Puig da terra onde o povo faz biquinho pra falar, ele brilharia nos campos com o poderoso codinome de Lulu Mon Amour (se bem que tá mais pra nome de guerra de transformista).

Rodrigo TX/Brasil


Essa é a que me deixa mais desgraçado da cabeça. A Adidas vestiu por um período muito curto a seleção e teve seu momento mais famoso na Copa de 78 na Argentina. Perderam uma boa chance de usar mangas compridas e abusar das listras no ombro que cai tão bem com o verde e amarelo. Fazendo uma camisa que tenta evocar o título de 70, mas que me parece totalmente genérica, cagaram o lance. Por conta do FS tail slide cabuloso no fim do vídeo promocional não tenho outro apelido para ele a não ser Rodrigo Matador.

Conclusão
Talvez seja recalque meu por a Dona Adidas não ter me chamado para consultor (eu sou baratinho, pergunta pra Tia Nike) mas a verdade é que eu achei a coleção mal concebida e mal conceituada pra cacete e digo isso ignorando o fato que uma grande parcela dos skatistas cagarem pra futebol.

Mas para mim o verdadeiro mistério dessa coleção é ausência do argentino Busenitz (que segundo meu amigo João Paulo Cunha, seria o Dennis Gaúcho). Quero dizer… Porra! O cara é argentino, a AFA tem dois títulos mundiais e tá com a Adidas pra mais de vinte anos! Sei lá se o patrocinador dele não entrou em acordo como os outros nessa colaboração, mas que tinha tudo a ver uma camisa do cara, isso tinha.

P.s: Por culpa da minha dislexia e preguiça de conferir, acabei confundindo o Dennis Busenitz com o Diego Bucchieri. Eu faço isso direto, confundo Ron Allen com Ron Whaley, Jim Greco com Jeff Grosso e Heath Kirchart com Satva Leung e Karma Tsocheff. Fica aí o meu “malei-me” a todos. Mas não prometo que essa será a última asneira que escrevo aqui.

Assista:

Fonte: Vista.

Paulo Gomes | 5 Tricks na Pista do Guará


Wood Light Decks DF apresenta o atleta Paulo Gomes com um pouco do seu role de skate na pista pública do Guará. Check:


Bruno Passos | It's a Pro-Skater


O carioca Bruno Passos ganhou uma homenagem surpresa no aniversário de 40 anos. Um dos maiores nomes do skate do Rio de Janeiro mora nos EUA faz muitos anos e é pouco conhecido no Brasil. Mas nos anos 80 ele se destacava nas sessões de rua e campeonatos de street. Agora, ele anda mais no vertical, onde costuma competir em bowl, por diversão. Só que mesmo competindo como profissional desde os anos 90, Bruno nunca ainda não tinha um pro-model. Sabendo do aniversário que se aproximava, o amigo Brian Fick, skatista e fotógrafo profissional, comentou com Bob Burnquist sobre a ideia de preparar um pro-model do Bruno de supresa. Bob curtiu a ideia e disse que Felipe Motta é quem deveria fazer o gráfico. Motta desenhou os filhos de Bruno, Luan e Kaio dizendo “Daddy`s Pro, Yo!” (O Papai é Pro!). Foram produzidos poucos decks, apenas para os amigos. Junto ao pro-model foi lançada uma parte de vídeo (assista acima e confira que Bruno é casca-grossa). Check:


Além de andar de skate, Bruno trabalha como videomaker do cunhado Bob Burnquist. É ele quem filma a maioria das manobras na Dreamland.


Fonte: Skataholic.

THE WALLRIDE PROJECT | FLAVIO SAMELO


Assista o Flavio Samelo falando um pouco mais sobre o The Wallride Project, que estará na rua até o dia 25 de Maio, na Avenida Ipiranga, 120, no coração do centro de São Paulo. Depois de receber Sesper e Onesto, o projeto apresenta as loucuras do Flavio. Check:


Fonte: Vista.

SANTA CRUZ IN THE PARK | ENXAQUECA



Se você já está se preparando para acompanhar a tour da Santa Cruz pelo Brasil, aproveite pra ir aquecendo com um dos skatistas da equipe brasileira da marca: Emanoel Enxaqueca. Na série “Santa Cruz in the park”, Enxaqueca apresenta a nova praça DuÓ, no Rio de Janeiro. Check:


Fonte: Vista.