quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Colabore com quem soma!


Colabore com quem soma

Muitas nos inspiramos para andar em diversos vídeos e fotos que vemos por aí. E acabamos consumindo também as marcas que suportam as pessoas que mais nos inspiram. Mas e quando essa marca não soma em nada na nossa categoria?

Não há nada de errado em se inspirar em um atleta X ou Y, eu mesma o faço. Mas as marcas dominantes no mercado tem uma lista extensa de garotas que andam demais e mal tem um tênis para usar, e simplesmente dão as costas para a categoria como um todo. Se você pensa em viver do skate um dia, ou simplesmente tem consciência que pode ajudar quem pensa mesmo que indiretamente, deveria parar para pensar nesse detalhe. A marca que você consome, ou que patrocina os caras que você curte, te patrocinaria um dia? Ela patrocina alguma mulher agora?

Fico feliz de ver o mercado do skate feminino crescendo, mesmo que lentamente. Grandes companhias como a Nike investirem e patrocinarem garotas podem influenciar marcas menores a seguirem a ‘‘tendência’’. E é claro, destaco as marcas feitas por mulheres, que apesar de ainda pequenas representarem muito bem, patrocinando, apoiando, criando a própria cena e não apenas lançando um shape rosa e colocando pra vender na Galeria do Rock, como já vi certas marcas fazerem. Obviamente não tem como comparar a força (economicamente falando) de uma multinacional com uma marca local. Mas de pouco em pouco, essas marcas estão surgindo e mostrando a que vieram.

Segundo o Datafolha, somos cerca de 386.398 praticantes de skate do sexo feminino no Brasil. Quanto dinheiro roda em torno disso? Se cada uma comprar apenas um shape de R$ 70,00 (valor aproximado de um shape nacional), o valor total seria de R$ 27.047.860,00. Se nenhum desses shapes vier de uma marca que apóia/patrocina o skate feminino, estamos contribuindo com mais de 27 milhões de reais que não nos darão nenhum retorno além de suprir nossa necessidade de material por um período de tempo. Se essa mesma grana for destinada a qualquer marca que de alguma forma contribui conosco, não estamos apenas satisfazendo essa necessidade material, estamos ajudando a categoria a crescer, a produzir mais vídeos, mais tours, materiais de qualidade melhor e a patrocinar mais mulheres para que elas tenham a oportunidade crescer e de viver do esporte, coisa que hoje em dia infelizmente é excessão.

A reflexão que deixo é que continuem se inspirando em quem bem entenderem, mas parem para pensar duas vezes na hora de comprar um shape, um tênis, uma camiseta. Colabore mais com quem realmente soma com a categoria, e o skate feminino só tem a ganhar com isso. E quem sabe, em um futuro próximo, tenhamos mais mulheres para nos inspirar também.

______________________________________________
About the Author : Suellen Amaral

Skatista, fotógrafa e videomaker paulista, acredita que o crescimento no skate feminino começa na mentalidade das próprias mulheres que protagonizam o cenário.

Fonte: divaskateras

Nenhum comentário:

Postar um comentário