quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O Legado Sérgio Negão


Aos 51 anos de idade, Sérgio Fortunato de Paula, o Negão, é uma lenda viva do skate. Dono de um currículo repleto de títulos nacionais e internacionais, o skatista é mais que um ídolo, é um exemplo. Sérgio Negão se emocionou muito com a homenagem em São Bernardo do Campo

Na pista de São Bernardo do Campo, em uma segunda-feira quente e ensolarada, Negão entrou para a Calçada da Fama dos canais ESPN: Um hall onde os ícones do esporte deixam suas mãos e pés cravados no cimento - dessa vez um cimento diferente daquele onde Negão deixou sua marca e construiu sua história. Segunda-feira é dia de calmaria na skatepark de São Bernardo. O bowl, a rampa e os corrimãos estavam vazios até as 18h. Hora que a pista é aberta para os Legends.

Quando o ponteiro do relógio começou a se aproximar das seis horas, os primeiros skatistas chegaram. A segunda-feira do dia 9 de setembro prometia ser especial. Negão estava rodeado de amigos que faziam questão de comparecer ao evento para prestigiar mais uma dentre tantas conquistas do skatista.

Por volta das sete horas da noite, Negão cravou sua marca na Calçada da Fama. Negão, claramente emocionado, deixou primeiro a marca de suas mãos, enquanto o rosto tentava controlar um sorriso contagiante. Nos olhos embargados era nítida a emoção do momento.

Os amigos estavam a poucos metros de distância e soltavam gritos e aplausos sempre que podiam. "O Negão é um cara que fez muito pelo skate brasileiro. Na época dos anos 80,90, todo mundo conhecia o skate por causa dele. Ele foi a grande influência da minha geração", disse Sandro Dias, que fez questão de comparecer para vivenciar esse momento ao lado de Negão.

Logo depois, foi a vez dos pés do skatista serem emoldurados. Então, os amigos não conseguiram se conter mais. Sandro Dias, Jeff Cocon, Jorge Kuge, Rudinaldo Garofali, Carlos "Limpa Trilho", Aurélio Guilherme "Orelha", Carlos Pretto, Cristiano "Chiquinho", Roni Bento, Rafael Sevilha e Adriano Silva Sapopemba, foram alguns dos presentes que não se seguraram e correram para abraçar o amigo e ídolo.

Sérgio Negão emocionado na hora de deixar sua marca
 na Calçada da Fama

"Quando eu comecei a andar, o Negão já era o cara. Eu estava sempre tentando ficar perto dele, rodeava, porque ele era um dos melhores skatistas da época e eu me espelhava muito nele", disse Sandro Dias. Dessa vez Sandro era apenas um fã, como nos tempos em que pisou pela primeira vez no skate. 

"O Negão mostra como o skate é um esporte que, enquanto você se cuidar, você consegue praticar", diz a também lenda Jeff Cocon. "Ele é nosso termômetro. Até onde ele for, a gente é capaz de ir", complementa Sandro Dias.

A noite já havia dominado o cenário de vez e o vento estava constante. O calor ficou por conta da iluminação da equipe e dos abraços dos amigos. "Só existem coisas boas para falar sobre o Negão. Ele é uma pessoa que está sempre disposta a ajudar e essa é uma qualidade muito difícil de encontrar nas pessoas hoje em dia. Ele é união", diz Garofali.

Além de dom, carisma e humildade, Negão é muito lembrado pela inspiração que gerou na galera mais jovem. Rafael Sevilha conta que lembra até hoje do dia que viu um anúncio de revista em que uma foto do Negão fazendo um rockslide ilustrava a matéria. "A foto era linda, tinha até faísca saindo do skate dele. Eu era criança e olhava aquilo e pensava 'Meu Deus, isso é impossível de fazer'. Ele é uma lenda do skate."

Antes de encerrar, Negão disse poucas, porém emocionadas, palavras. "Queria agradecer a todo mundo que está aqui hoje. Obrigado ESPN, Obrigado família skate". A voz embargada e as lágrimas nos olhos denunciavam a emoção. E era só olhar em volta para perceber que todos ali presentes compartilhavam do mesmo sentimento. A felicidade e o ganho eram de todos, no skate não há competitividade. Há união. E estavam todos ali, unidos, orgulhosos do amigo, lenda, ídolo, ícone do Skate, Sérgio Negão.

Photos: Willy Ertel/ESPN

Fonte: XGAMES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário