quinta-feira, 1 de agosto de 2019

CemporcentoSKATE | Entrevista: Rayssa Leal

Rayssa Leal vêm rompendo diversas barreiras no skate, mesmo com seus tenros 11 anos de idade. Boas colocações em campeonatos nacionais de visibilidade, convocação para a Seleção Brasileira de Skate e, agora, a recente conquista de uma etapa da Street League Skateboarding, além de um bom ranqueamento para as Olimpíadas de 2020, fazem dela mais do que uma mera promessa.


Sim, a maranhense de Imperatriz já é uma realidade, independente de qualquer coisa. Em 2016, numa visita à redação acompanhada pelo Luiz (Stronger), mostrou a todos que era mais do que uma garota com fantasia que acertava heelflips. Além de batizar a escada de nosso qg com um flip sem aquecer, nos apresentou uma mini parte que figurou como Colação em nosso canal no Youtube.

Em meio aos atuais compromissos (agora ela está em Minneapolis para o X Games), por intermédio de sua mãe, Lilian, trazemos um bate-papo com Rayssa Leal sobre o atual momento e os projetos futuros.
 
Rayssa em Londres
 
Entrevista

Como é vencer uma etapa da SLS depois de “bater na trave” em Londres com o terceiro lugar. Você é a skatista mais jovem a vencer uma etapa de um mundial de skate.

– Foi incrível, eu tentei ficar calma, me diverti com as meninas, e dei meu melhor na pista. Ainda não estou acreditando, eu sonhei um dia somente participar da SLS, hoje sou campeã de uma das etapas, ainda não “caiu a ficha”.

Você continua morando com sua família em Imperatriz (MA)?

– Sim, ainda estou morando lá, mas estamos planejando nos mudar ano que vem.

Para onde vocês pensam em ir?
– Tem uma grande chance de morarmos em São Paulo.

E os estudos, como estão? Consegue conciliar com as viagens? Está estudando o idioma inglês?
– Estou no sexto ano. Estamos conseguindo, mas é bastante puxado, pois quando volto de viagem tenho que estudar nos dois períodos, manhã e tarde, pra recuperar o estudo atrasado. Mas graças a Deus tenho uma escola parceira que me ajuda muito. O inglês eu tava estudando em uma escola, mas como o tempo tá bem corrido vou começar ter que ter aulas particulares.

Relembre o Colação de Rayssa, abaixo:



Você tem patrocínios como a Stronger (de longa data) e a Nike. Durante esse tempo você tem recebido novas propostas?
– A Stronger Trucks foi a primeira marca de skate que acreditou em mim! Eu já recebi várias propostas, mas não quero dar adeus à eles. Foram eles que me ajudaram no comecinho quando ninguém ainda acreditava em mim. A Nike, eu sempre sonhei entrar na marca, era a empresa de tênis que eu queria patrocínio. Já estou há 2 anos com eles. Depois que comecei correr a SLS vieram muitas propostas de patrocinadores, mas quem cuida disso são meus pais (Haroldo e Lilian).

Em 2016 você esteve em SP e passou aqui na redação. Sua geração é da tecnologia, presente em quase tudo. Como você se sente quando vê fotos e um pôster seu na revista?
-Eu fiquei muito feliz quando vi que aquele flip na escada virou pôster (edição #212). Eu não sabia. Foi uma surpresa! Quando eu comecei a entender mais sobre skate, era uma das coisas que eu queria ter: uma foto minha na Revista CemporcentoSKATE. Uma vez eu ganhei uma edição em um campeonato, ai eu olhava todas as fotos, as manobras da galera, e o nome dos skatistas que saiam.


Você já está bem na classificação para Tóquio-2020. Quais os próximos passos e objetivos? Pensa em uma vídeo parte?
– No momento eu quero me manter nas primeiras colocações do ranking olímpico. Depois que passar essa correria de campeonatos e Olimpíadas, eu quero gravar uma vídeo parte.


Você tem se destacado bastante em competições com seu skate. Porém, recentemente, você participou da Tour 58SP, da Nike. Como é, e o que você pensa sobre andar de skate de rua?
– Quando eu comecei andar de skate na minha cidade tinha muito skatista, era sagrado todo domingo fazer street. Todas nossas sessões de street acabavam na calçada que eu dei o heelflip (fantasiada de Fada e compartilhado por Tony Hawk), mas com o tempo a galera foi parando. Eu fiquei praticamente andando de skate sozinha. Na tour (Nike SB 58SP TOUR) eu pude andar com a galera toda da marca na rua, com o Luan… foram dias irados demais.



O que o skate significa para você?
– Significa minha diversão, minha liberdade. Sou muito feliz andando de skate, viajando o mundo e conhecendo várias pessoas diferentes.

Um recado final?
– Digo para todos andarem de skate com amor, dedicação e acreditar sempre nos seus sonhos. Jamais desistir!

Abaixo, veja a foto do pôster, clicada por Allan Carvalho:


_______________________________________________________

Armen Pamboukdjian
Jornalista / Editor da CemporcentoSKATE

Nenhum comentário:

Postar um comentário