sábado, 1 de outubro de 2016

Brian Anderson assume sua homossexualidade

por Felipe Minozzi (Fel)
Todo mundo que tem interesse na cena do skate mundial já sabia, mas agora o próprio Brian Anderson veio a público por um corajoso ponto final nessa longa e complicada história. O skatista disse à VICE (e ao mundo), em um mini documentário, que é gay e sempre soube, desde seus três, quatro anos de idade.

O que me deixou feliz foi ver a reação dos skatistas do mundo todo nas redes sociais. Posso dizer com segurança que a maioria está reagindo da seguinte forma: “E daí? Ele anda muito de skate e é isso que importa. Quem liga se ele é gay ou não?”.

Reprodução YouTube

Ao meu ver, essa reação tem dois lados. O melhor deles é ver que a comunidade da qual faço parte, pelo menos em sua maioria, não liga pra orientação sexual das pessoas. As pessoas não se chocaram, não compartilharam como se fosse um dos grandes marcos da história do skate (mesmo que tenha, sim, uma grande importância) – o dia em que um dos maiores profissionais do mundo assumiu ser homossexual. O skate ficou acima disso, e isso é bom de ver. Claro que sempre há as exceções mas, pelo menos dessa vez, elas foram engolidas e ficaram sem voz.

O outro lado são as pessoas reclamando de que isso não deveria nem ser notícia: “E daí? Ninguém liga. Isso não deveria ser notícia”. Não é bem assim. Tenta imaginar a coragem, as situações pelas quais o Brian já passou pra decidir colocar esse ponto final. Pra ele é muito importante. E mais importante ainda: imagine a quantidade de skatistas gays, mais jovens ou mais velhos, que vão assistir a esse vídeo e tomar como um passo a mais em suas próprias vidas. Skatistas homens e mulheres que tem dificuldade de lidar com seus próprios sentimentos e hoje podem ver um dos caras mais respeitados do game falar abertamente sobre o assunto. Vai fazer muita diferença pra muita gente, e isso é o mais legal da atitude do Brian.

“Ele me falou e eu respondi: Gay como? Quem liga? O que importa é o skate. Nós somos skatistas. Você anda de skate. Eu ando de skate. Ótimo. Quem liga se você é gay?” – Jake Phelps, editor da Thrasher (reprodução YouTube)

Você também pode afirmar que já existem outros skatistas homossexuais assumidos. Existem mesmo. A própria Big Brother já deu uma capa pro Jarrett Berry em sua Gay Issue, no longínquo ano de 2002. Mas nunca foi um Mike Taylor, um P. Rod, um Guy Mariano, um Brian Anderson. Dessa vez, é um dos caras mais reconhecidos e respeitados do game. Um cara que, com essa atitude, vai atingir todo skatista. Talvez na nova geração do Brasil tenha menos impacto, mas pode apostar que nos EUA não haverá skatista que não vai ficar sabendo do vídeo que a VICE postou hoje. Como Ed Templeton fala no vídeo, muita gente será forçada a decidir o que pensa sobre o assunto, já que seu skatista favorito acaba de assumir-se gay. Isso é bom; ou você percebe que isso não faz diferença na sua vida, ou percebe que é um babaca preconceituoso de uma vez.

Infelizmente, o vídeo não tem legendas em português. Infelizmente também, eu tô muito cheio de coisa pra fazer e não vou legendar nada. Mas, se você entende um pouco de inglês, assista ao vídeo abaixo que vale a pena. Pode colocar nos favoritos porque, mesmo que não pareça, esse é um dos vídeos que tem seu espaço garantido na história do skate. Check & Play:



Fonte: Blackmediaskate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário