terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Pedro Barros é bicampeão do Oi Bowl Jam 2015


Ensinamentos do skate em rede nacional de TV

por: Cesar Gyrão,
Pedro Barros, Felipe Foguinho, Murilo Peres e Vi Kakinho correram de camisetas brancas a primeira etapa do Mundial de Bowl, neste final de semana no Rio, com a mensagem “Paz e Justiça”, em homenagem ao surfista catarinense Ricardinho Santos, morto no dia 19 em frente à sua casa na Guarda do Embaú. Esta não é a primeira vez que estes amigos se manifestam politicamente, mas a mensagem foi, sem dúvida, um dos muitos ensinamentos do Oi Bowl Jam, a abertura do calendário profissional mundial de 2015.

O skate é um grande agente de transformação e Madureira é um dos maiores exemplos disso. O bairro com tradição no samba é um caldeirão fervente, com enormes problemas sociais, mas tornou-se o centro de vários bairros da Zona Norte do Rio, com a criação do parque que abriga um dos melhores e maiores skateparks do país. A realização do Mundial pelo segundo ano, mais o dia a dia intenso do esporte lá, demonstram um caminho de integração e inclusão. As cenas vividas lá, muitas delas transmitidas ao vivo pelo SporTV e pela Globo, foram recheadas destes momentos.

Se por um lado o clima da festa, na sexta-feira, dia das eliminatórias, foi abalado com uma bala perdida num garoto na arquibancada, por outro os quatro porta-vozes do pedido de paz, puxavam o coro por um mundo com mais amor. E a competição, uma oportunidade de superação dos 30 skatistas que competiam pela inédita soma de U$ 70 mil em um evento de skate no Brasil. Edílton de Jesus dos Santos, o garoto da arquibancada, tomou um grande susto ao ser atingido no braço e na coxa e se tornou mais um motivo para o pedido de paz.

Pedro Barros iniciou mais um ano de forma brilhante, com seu skate altamente explosivo. A vitória foi sobre Alex Sorgente e parecia uma reedição de embates históricos entre Christian Hosoi e Tony Hawk, ou entre Mauro Mureta e Sergio Negão. O estilo e amplitude das manobras dos primeiros sobre a técnica e criatividade dos segundos. Pedro estende ao máximo cada manobra, Alex faz uma complicada atrás da outra. Destaques para os impressionantes fs blunts no black box, mais o bs ollie 360 na parte rasa do bowl para o Pedro e o caballerial transfer e o 540 ollie do Alex, esta última, manobra que ele acertou pela primeira vez numa competição.

Outros grandes momentos do evento foram as voltas impressionantes do Felipe Foguinho, o terceiro, preenchendo o espaço todo com vários tricks, mais o eggplant no caixote. Murilo Peres voltando de uma lesão e, finalmente, fazendo uma final com os mais longos fs smiths e um flip alleyoop impressionante. Nem todos os desempenhos dos skatistas na final repetiram as fases anteriores. Caique Silva, que veio da eliminatória embalado, conseguiu ficar em cima do skate apenas na terceira volta. Vi Kakinho, apesar de ter estreado bem como profissional e acertado pela primeia vez um bs 540 num campeonato, também não rendeu. O mesmo aconteceu com Dan Cezar, o primeiro da eliminatória. Já Greyson Fletcher encantou juízes e o público com as suas manobras críticas e ficou em quinto.

O Oi Bowl Jam serviu como largada de uma extensa programação do aniversário do Rio de Janeiro. O logotipo da campanha do município é Rio 450, e parecia ser também Rio 45º (graus). Num dos verões mais quentes do século, a sensação térmica na região de Madureira tenderia a passar dos 50º, mas estes dias foram presenteados com nuvens e diminuição na temperatura geral. Muitos skatistas treinaram nas piores condições nos dias anteriores no Tatu Skatepark, pra se aclimatar. Sandro Dias, por exemplo, nos dias de sol intenso treinou logo após o meio-dia em seu bowl em Vargem, SP. Passou bem na eliminatória, apenas atrás de Dan Cezar e alguns não entenderam bem porquê dele não ter passado para a final, uma vez que suas voltas da semi-final foram bem completas.

Veja como foi as Eliminatorias pela CBSK. Check & Play:

O Oi Bowl Jam tem o patrocínio da Oi, G-Shock, Oakley, Brasas, Caixa Econômica Federal, Netshoes, Coca-Cola, Rexona, Sesi, Lorenzetti e conta com incentivo fiscal do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. O evento é chancelado pela World Cup Skateboarding (WCS), com coordenação técnica da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), vale pontos para a ISU (International Skateboarders Union) e realização da IMX.

Resultado:
1º - Pedro Barros - 91.33
2º - Alex Sorgente - 89.67
3º - Felipe Foguinho - 88.33
4º - Murilo Peres - 78.67
5º - Greyson Fletcher - 76.67

Nenhum comentário:

Postar um comentário