domingo, 1 de dezembro de 2013

Brasil Skate Pro 2013: Manaus (AM) com chuva, Ferrugem vence e Kelvin Hoefler é bicampeão brasileiro!


Comunicação CBSk,
Rodil "Ferrugem" venceu a etapa manauara do Brasil Skate Pro. Realizada na pista de Ponta Negra, nos dias 23 e 24 denovembro, a etapa marcou também a consquista do título por Kelvin Hoefler. Com os segundo lugar nesta etapa, Kelvin somou os pontos necessários para sagrar-se bicampeão brasileiro de street.

Na quinta e última etapa do Brasil Skate Pro, Circuito Brasileiro Profissional de Street Skate 2013, aconteceu na skatepark pública de Pronta Negra em Manaus e teve a maior premiação do ano. Foram 80.000,00 (oitenta mil reais) em dinheiro distribuídos para os 15 primeiros colocados.


A pista que tem aproximadamente 1200 m² estava fechada há dois anos devido às obras de revitalização na orla, foi reaberta especialmente para o evento, o qual teve a participação de grandes nomes do skate nacional e mundial, além de decidir o campeão da temporada deste ano. A área agradou a todos, e isso foi um dos pontos fortes, já que tem obstáculos para todos os estilos de skate. Fato comprovado pelas manobras que foram acertadas durante todas as fases do evento.

O que quase pegou a etapa de surpresa foi a chuva. As previsões estavam desfavoráveis e logo na sexta-feira, choveu e atrasou os treinos livres, mas, logo em seguida melhorou e os skatistas puderam andar na pista e se adaptaram fácil, mostrando que esse evento prometia muito!


No sábado, os treinos oficiais e eliminatória, foram antecipados por conta do risco de chuva. Nesta fase, dos 25 skatistas, 10 avançaram para final. Rodil Ferrugem andou muito nos dois lados e passou em primeiro. Ainda durante o sábado, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, compareceu no evento no início da noite e anunciou que que mais pistas de skate serão construídas em outras zonas da Capital durante sua gestão. Ainda na ocasião, recebeu um troféu do presidente da Confederação Brasileira de Skate, Marcelo Santos em homenagem pela parceria com o skate.

No domingo, o dia começou com um sol forte, mas, logo no início da tarde voltou a chover em toda cidade, deixando todos apreensivos. A chuva deu uma boa trégua antes do início da competição, a qual foi aberta com um campeonato Amador para os dez skatistas do ranking do Circuito Amazonense, evento que teve como campeão o skatista Thiago Gugu, uma das grandes promessas do skate manauara.


Em seguida os profissionais entraram na pista e depois da sessão na primeira parte, a qual já teve um bom nível, mesmo com fortes ventos no final, o tempo mudou completamente e choveu bastante. Interrompendo o campeonato por mais de meia hora. Um dos pontos fortes desta etapa foi revelado justamente com esse imprevisto. A fidelidade do público para com o evento. Todos permaneceram até a chuva passar. Eles queriam ver a festa por completo, afinal, já fazia muitos anos que não se tinha uma das etapas do brasileiro profissional na cidade, já que o último foi em 2003. Então ninguém queria perder a chance de participar por completo deste importante acontecimento na história da cidade.


Assim que parou de chover, rolou um mutirão para secar a pista e dai alguns skatistas ajudaram, membros da CBSk, juízes, galera da associação local, dentre outros, até o secretário Fabrício Lima ajudou. Pista seca, público de volta as arquibancadas, a final foi recomeçada e após muitas manobras de alto nível, principalmente no corrimão e em alguns obstáculos, prevaleceu mais uma vez a estratégia e constância aliadas as boas manobras do curitibano Rodil Ferrugem, ele que venceu pela segunda vez no circuito, nesta etapa de Manaus, voltou para casa com mais 16 mil reais em sua conta.


A segunda colocação ficou com o paulista Kelvin Hoefler, ele que venceu três das cinco etapas este ano, e ficou duas em segundo. Com a pontuação, ele se tornou bícampeão brasileiro de street skate profissional (2012 e 2013). Lembrando que Kelvin, também conquistou por antecipação o trícampeonato mundial. Portanto, fechou muito bem o ano de 2013 e muito merecidamente!

A etapa ainda teve alguns pockets show com os MCs Marcelo Formiguinha, Denis Silva e Ramon Aladin que animaram o público durante os intervalos, assim como Vitor Sagaz que recitou um poema "E o Por que?!... É junto ou separado?!"


E assim foi encerrado o Brasil Skate Pro 2013, circuito que teve cinco etapas, Fortaleza, Sobral, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus. E com uma premiação total de aproximadamente R$ 260.000,00 (duzentos e sessenta mil reais) na soma das etapas. O BRASIL SKATE PRO 2013 teve a cobertura especial do Canal ESPN, Programa Skate Paradise, Revista Tribo Skate e Revista CemporcentoSkate.

Esta etapa contou com realização da Prefeitura de Manaus através da Secretaria Municipal de Esportes (Semjel) e da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).


Confira o resultado:
01 - Rodil Ferrugem
02 - Kelvin Hoefler
03 - Diego Oliveira
04 - Rodolgo Gugu
05 - Danilo do Rosário
06 - Lucas Xaparral
07 - Diego Fiorese
08 - Rodrigo Maizena
09 - Paulo Galera
10 - Silas Bisteca

Photos: Julio Detefon

Nenhum comentário:

Postar um comentário