terça-feira, 6 de novembro de 2012

Trocando Ideia | #NãoExisteAmorNoSKT


Por Maurício "Pokemon"
  No último dia 15 de Outubro, o skatista Thyago Costa de Teresina/PI postou um foto no seu Facebook, de um projeto de restauração de um bowl na sua cidade. O nordeste agradeceu pelo projeto. Os skatistas teresinenses aplaudiram por mais um projeto que poderá sair do papel.

  Alguns skatistas do Sul e Sudeste do país só tiraram onda, compartilharam de modo negativo nas redes sociais e sorriram muito, ao ponto de chama-lo de animal. Isso mesmo, disseram coisa que eu não acreditei ao ler. Se o projeto não tá legal pra geração que mais andou de bowl, que se acha mais entendida que os skatistas atuais, da rua, que têm outra visão do esporte, que viesse com críticas construtivas, para que o projeto fosse refeito de modo agradável para todos. As coisa se adaptam. Tudo é maleável. O skate é fruito disso. Ele nasceu na Califórnia/EUA, quando os surfistas adaptaram suas pranchas pro asfalto.

  O Nordeste sabe se comunicar. O Nordeste sabe se virar. Aqui em Teresina o arquiteto, engenheiro e projetista é um só. E ele ainda é responsável por ir na prefeitura, por organizar campeonato, andar de skate e ir lutar pelo esporte. Somos de uma união inigualável, de skatista para skatista. O Brasil é um só. Respeito e educação sempre se teve em uma região que se chama Nordeste. Claro, a melhor educação do país se  encontra aqui. 

  Adelmo Júnior, alguém conhece? Ele é nordestino. Isso basta? Educado, guerreiro, humilde, exemplo de ser humano. Ele veio em Teresina há pouco tempo e sabe da realidade daqui, inclusive, andou no bowl e não só ele, como outros. Cito o exemplo dele, porque é um skatista verdadeiro, que sabe da real de muitos lugares, está envolvido na cena do skate mundial, e sua "nordestinidade" não sai do sangue. Og de Souza, esse nome lhe é familiar? Só ele sabe das dificuldades que teve, além de ser nordestino em uma época onde os preconceitos da sociedade eram maiores, ele era skatista em tempos em que a mídia sobre o esporte era pouco difundida. Vejo que a informação aumentou na mesma proporção da ignorância.

  Nós não precisamos de comentários como esses, e sim de apoio e união. Unidos, as coisas seriam mais rápidas e fáceis. Fico por aqui e peço só mais uma coisa: mais humildade, por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário