sábado, 7 de setembro de 2013

A importancia do "gesto esportivo" no skate

Andar de skate não é tarefa das mais simples, a complexidade das manobras somadas ao esforço necessário para executa-las tornam o skate uma atividade completa para o corpo e para mente. Nos esportes de alto rendimento é muito comum a realização da analise do “gesto esportivo” para melhorar a performance, prevenir lesões e buscar novos talentos. Ele é feito através de imagens de diferentes ângulos que colocados frame a frame fornecem uma série de medidas e ângulos que são analisados em busca de melhores resultados e de uma biomecânica perfeita. 


No skate fazemos esta analise constantemente, quem nunca aprendeu uma nova trick observando um amigo andando ou vendo ela repetidas vezes em um vídeo de skate? Claro que não fazemos analise de medidas nem mensuração de dados e sim observamos o posicionamento dos pés para aprender onde eles devem ficar para realizar as manobras. Observando com um olhar mais clínico o vídeo Matriz Ensina da nossa parceira Matriz Skateshop é impressionante a coordenação motora e a precisão do Luan de Oliveira em executar as manobras. 


Sabemos que o Luan hoje é um dos maiores skatistas do mundo talvez esta qualidade no gesto motor tenha facilitado seu aprendizado das manobras e ajudado no estilo com que executa as mesmas. 


Reparem que em simples manobras de solo ele usa o corpo todo de forma conjunta para realizar com precisão os movimentos. O detalhe é que ele consegue visualizar isso antes e memorizar e ainda por cima consegue explicar todo o movimento que o skate e o corpo devem fazer. 


O Luan consegue ter muito “pop” e facilidade em diversos tipos de manobra pois condicionou seu corpo e sua mente a realizar gestos motores com precisão. Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Fonte: SKATESAÚDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário