sábado, 21 de julho de 2012

Polêmica: skate e preconceito



  Mais uma polêmica deu o que falar ao longo desta semana. Recentemente aconteceu um evento de skate na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, que reuniu diversos skatistas locais e de outros Estados. Como de praxe, o evento foi aquela verdadeira festa. O skate era apenas um pretexto para a reunião de vários skatistas, que ocupavam o espaço público da pista de skate com uma lógica própria.

  Inconformado com tal evento, um bacharel em Ciências Contábeis e Jurídicas resolveu escrever para um jornal local, onde esgota boa parte de seu preconceito em relação aos skatistas. Com uma visão bem estereotipada, a referida pessoa faz uma série de associações apriorísticas: skate-drogas-vândalismo-etc.

Eis uma parte de seu texto, intitulado "Nota zero aos skatistas":

"(...) os projetores da praça tiveram a infelicidade de inserir no projeto a construção de uma quadra para a prática do skate, porque dentre todos os atrativos construídos, e não querendo generalizar, desde a inauguração da praça a pista de skate passou a ser frequentada por certos indivíduos que não se sabe de onde vêm, mais que se revelam pessoas problemáticas que não se enquadram aos padrões normais de convivência social, e fizeram com que a pista de skate se tornasse um tormento para frequentadores, para moradores no entorno e para os seguranças da praça, pois além de serem elementos que não respeitos regras estabelecidas, o que se sabe é que aquele ponto da praça se tornou em certos horários um local de consumo de drogas" (Daniel Barros).





Para ver o texto completo, clique na imagem acima.

  Um skatista da cidade, revoltado com tamanho preconceito, escreveu um texto em resposta, intitulado "Nota zero ao preconceito", que você pode ler clicando na imagem abaixo.



E aí, o que você achou desta polêmica?

Para mais informações, acesse a página do jornal "O Progresso". Clique aqui.

Fonte: SKATECULTURA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário