Recentemente vários assuntos vem movimentando a cena do skate, infelizmente assuntos recorrentes como o descaso e desrespeito das autoridades estão em evidência, em contrapartida podemos observa o comportamento dos skatistas que em vários casos são exemplos de convivência social, apesar que todos os casos tem suas exceções, mas o que requeremos levanta e qual é o papel dos skatista perante a sociedade que vivemos hoje! E recorremos como de costume a uma recente postagem do site EuAmoLongboard, com a matéria "Respeito + Educação = Longboard", com adaptações, confira...
Por: Alexandre Guerra**,
Refletindo meus anos de skate, já são alguns entre início e retorno, pude notar principalmente uma mudança de atitude muito benéfica que denominarei aqui com duas palavras: RESPEITO e EDUCAÇÃO. Infelizmente neste caso não podemos generalizar, porque alguns riders ainda não aprenderam que educação e respeito devem ser exercidas em todas as camadas da sociedade e acabam ultilizando o skate e o grupo que pertecem de forma inadequada. Quando estamos em um local ou vizinhança para uma session estamos representando uma comunidade, a nossa comunidade, Longboarders ou Skaters (como queiram). Nós, skatistas, precisamos aplicar uma mistura de respeito, cortesia e cautela por onde quer que passamos, este é o nosso passaporte de ida e volta.
Respeito e educação são princípios básicos que passam por um logo caminho de mão dupla. Caso você costume andar dentro de um bairro, seja respeitoso ("Um bom lugar se constrói com humildade" com dizia Sabotage); Cumprimente, converse, sorria ou acene para os moradores locais, mostre sua presença com atos amigáveis. Sinalize para os motoristas e respeite o transito local, mostre que está ciente do que está fazendo e está consciente do que os outros, pedestres, ciclistas e motoristas estão fazendo. Nunca deixe lixo, respeito o horário de silêncio, não dê combustível para os moradores locais ficarem contra você.
Se você sentir a necessidade de cruzar para outra pista, em primeiro lugar olhe para frente, para o que está se aproximando, mas também olhe para trás. Ande sempre respeitando as leis de transito, elas servem para os automóveis e para você. Se você tem tráfego te seguindo provavelmente é uma boa ideia ficar em sua faixa seguindo uma linha para não correr risco de provocar um acidente. Não entre na disputa com um carro, exija o seu direito e espaço na via pública, mas não corra perigo, se for preciso vá para a calçada. Sempre pense na sua segurança. Mais uma vez falamos aqui, use capacete e equipamentos de proteção, é uma forma de respeito por você e por seus amigos. Fique ciente de como o tráfego funciona no local, como ele flui e onde termina. Saiba onde os outros carros podem virar, quanto mais você soube do seu entorno mais seguro você estará. Não só vai ser mais seguro, mas também mais fácil.
Parecem muitas regras e regulamentos, mais nosso futuro depende da forma como nos comportamos perante as pessoas, a vizinhança e vias públicas. Retratar um boa imagem é fundamental, quando nos tornamos uma ameaça proporcionamos um impacto negativo que pode não ter mais volta. Quanto mais positivo for o nosso impacto na sociedade mais positivo será o impacto da sociedade sobre nós. Skate com segurança, Skate com inteligência, Skate com liberdade, Skate sempre!
Fonte: EuAmoLongboard.
Nenhum comentário:
Postar um comentário