No dia 20 de novembro, e comemorado a "CONSCIÊNCIA NEGRA", que nos remete a luta dos negros na construção de seus direitos perante a constituição brasileira. Mais aqui entra uma questão, o que teria haver a expressão de uma data comemorativa dedicada à luta dos "Negros" em um blog idealizado para cultura do skate em uma cidade-satélite de Brasília. A resposta para esta questão e simplesmente "tudo haver", aqui entra a relação da cultura que nos é herdada graças da pratica do skate, através um convívio social fundamentado na pratica do nosso esporte, em comunhão com nossos iguais. Quando estamos naquele "role" sagaz em confraternização com nossos amigos, aonde é isenta qualquer tipo de manifestações "racistas", ou praticas de exclusão social, estamos reiterando ainda mais as "bandeiras" fixadas pela luta da CONSCIÊNCIA NEGRA, pois o ensinamento enraizado através das praticas sociais que naquelas longas horas de "role", e um fator que nos integra a valores de respeito, tolerância, cooperação e principalmente de igualdade que contemplam a identidade da formação do skate na estrutura de nossa consciência humana.
Vale ressalta aqui também, as influencias e contribuições da cultural negra disseminadas em todo o nosso cotidiano e claro presente em todas as partes da historia do skate nacional (e mundial) que não e conivente de praticas inoportuna de cunho “racista” e jamais manteria relações de interesse com estes tipos de manifestação. E através de grandes atletas como os nacionais: Rodrigo 'TX'(vídeo*), Fabrízio Santos (Cara de Sapo), Diego Oliveira entre outros, e os internacionais como: Bastien Salabanzi, Darrell Stanton, Marquise Henry e etc. Na musica também se observa a grande influencia que não param de toca em nos fones de ouvidos e campeonatos, nas constantes de faixas, discografias ou ate em meio aos improvisos em vários ritmos vindo da "mãe África", como o Rap, o Reggae e ate mesmo a cultura do samba disseminado com todo patriotismo em nosso país. Com exaltação de todos esses fatos já adotados por nossa cultura skateboard, fica aqui o sincero agradecimento a toda contribuição cedida da cultura negra para fazer de nosso esporte um culto harmônico de amizade e confraternização com nosso próximo. Salve, salve o dia 20 de Novembro, o dia da CONSCIÊNCIA NEGRA.
TEXTO: Julio Lisboa.
Pô massa... aqui no brasil, esse pais misturado cheio de talento para o skate. O skate é um instrumento de união, consciência e superação. Superação em meio as marcas do passado que insistiram em fazer do negro uma raça inferior, mas vemos a qualidade de cada um pelos frutos, pelo amor ao outro... e o skate está aí para justificar. O melhor não é o branco ou negro nem o bonito ou o feio mas sim o que fazer melhor na pista, a manobra mais perfeita e de longe todos podem ver o skate de qualidade, nosso justiceiro!
ResponderExcluir